Tipos De Tinta
Artigo: Tipos De Tinta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iasmimfepasiso • 9/5/2014 • 1.197 Palavras (5 Páginas) • 562 Visualizações
Tipos de tintas
Grosso modo revestimento pode ser definido como aquilo que reveste ou serve para revestir, normalmente, são matérias ou substâncias que são aplicados sobre as superfícies
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos, usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.
Látex: tinta à base de água possui secagem rápida e média cobertura, fácil aplicação, ótima cobertura e resistência às intempéries e ao mofo.
Tinta Acrílica: á base de água, com consistência de massa, boa cobertura, fácil aplicação e secagem rápida, proporcionam acabamentos de alta qualidade com efeitos especiais ou desenhos em alto e baixo relevo.
Esmaltes Sintéticos: tinta à base de solventes para superfícies internas e externas de madeiras e metais. Proporciona ótimo acabamento e resistência a intempéries. Disponível em fosco, semibrilho e acetinado.
Vernizes: produtos à base de solventes indicados para proteção de superfícies internas e externas, proporcionando acabamento e proteção transparente às superfícies, conservando o aspecto natural.
Texturas: tinta à base de água com efeito de textura em alto relevo com ação hidrorrepelente. É indicada para "textura" em superfícies internas e externas.
Tinta a óleo: ótima resistência às intempéries, de fácil aplicação, boa cobertura e flexibilidade, adere facilmente a qualquer superfície, Pode ser aplicada em superfícies externas e internas de metais, madeira e alvenaria.
Importancia dentro do Design de Interiores
O revestimento de tinta dentro do design é importante por que da a vida ao ambiente, faz com que o cliente contemple o esplendor do ambiente.
SISTEMAS DE PINTURA / TEXTURA
CONSTITUINTES
A denominação pintura/textura consiste em um sistema de vedação que não deve ser entendido apenas como a tinta/textura aplicada. A tinta/textura é um dos elementos que faz parte do sistema de revestimento que consiste em um conjunto de várias camadas que recobrem uma superfície, de natureza e funções distintas, mas que devem ser complementares. (BRITEZ, 2007)
Sistema de pintura
FONTE: BRITEZ, 2007
Os constituintes do sistema são: o substrato, fundos, líquidos preparadores de paredes, massas e, por fim, a tinta/textura de acabamento. Cada um desses elementos a seguir possui função definida e são responsáveis pelo efeito final.
O fundo é o produto que funciona como o intermediário entre o substrato e a tinta de acabamento através da primeira ou mais demãos sobre a Superfície. No mercado, ele é conhecido como selador e primer. O fundo é chamado de selador quando aplicado em superfícies de argamassa para Uniformizar a absorção, corrigir propriedades do substrato, isolar Quimicamente a tinta do substrato, otimizar a aderência e diminuir o consumo de material. Quando aplicado em superfícies metálicas é chamado de primer, porém, neste caso, entra em sua composição pigmentos anticorrosivos. (NETO, 2007; UEMOTO 2005)
ESPECIFICAÇÕES E CONDIÇÕES
Para se ter o máximo de aproveitamento dos sistemas de pintura é importante se preocupar e racionalizar as decisões e especificações ainda em fase de projeto que devem ser compatibilizadas com o processo executivo. Cada obra deve ser estudada individualmente considerando o meio em que está inserida, as condições de aplicação e já prevendo os meios de manutenção. Mesmo sendo uma das últimas etapas da fase de obra, adotar este estudo preliminar evita soluções inadequadas, improvisos, retrabalhos, gastos e desgastes entre construtor, fabricante e consumidor. No âmbito da geometria de um projeto, deve-se evitar superfícies de contornos angulosos que resultam em películas muito finas e de baixa proteção. São recomendados projetos com contornos de raios de pelo menos 1,5mm. Assim como também, superfícies inclinadas facilitam a deposição de partículas em suspensão e possibilitam maior contato com o filme de água de chuva, devendo ser evitadas. As superfícies a serem pintadas devem ser projetadas de modo a facilitar o acesso, evitando formas ou condições que sejam barreira para a aplicação e manutenção. Além disso, é recomendável prever suportes para ancoragem de andaimes e/ou balancins para a execução posterior de lavagens periódica e repinturas. Em ambientes que sofrem com a condensação permanente de umidade, como paredes e tetos de banheiros e cozinhas, facilitam a proliferação de fungos que degradam a pintura. Portanto, é importante projetar aberturas que tragam boa ventilação e entrada da luz solar.
Devem-se criar elementos que protejam as partes mais vulneráveis e evitam a incidência direta do sol e, principalmente, da água da chuva dispondo detalhes arquitetônicos que evite concentração de água e facilite sua dissipação e escoamento.
RFA030 m² Restauração de revestimento de pintura com tinta de cal. R$ 13,42
Restauração de revestimento com tinta de cal Classical "REVETÓN", cor a escolher, aplicada com broxa, rolo ou pistola, através de demão de tinta de fundo (rendimento 0,15 kg/m²) e demão de acabamento (rendimento 0,15 kg/m²), sobre paramento vertical, revestido previamente com argamassa base de cal hidráulica natural Classical "REVETÓN" ou argamassa bastarda de cal, completamente curada e de absorção homogênea (não incluído neste preço).
Insumo Un Descrição Rend. Preço
...