Toxemia Gravidica
Trabalho Escolar: Toxemia Gravidica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 13118919 • 9/8/2014 • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 864 Visualizações
Setembro – 2013
Índice
Introdução 3
Toxemia Gravídica 4
Causas 4
Fundamentos Fisiopatológicos 4
Pré-Eclâmpsia 5
Critérios para diagnóstico 5
Eclâmpsia 5
Critérios para diagnóstico 5
Síndrome de Hellp 6
Tratamento e cuidados de enfermagem 7
Pré-eclâmpsia 7
Eclâmpsia: 7
Síndrome HELLP 7
Prevenção 8
Anexos 9
Bibliografia 11
Introdução
A DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez), conhecida também como toxemia gravídica, incide entre 5% e 10% das gestantes normais e se caracteriza pela ocorrência da hipertensão arterial, edema e proteinúria, a partir da 20ª semana de gestação.
Inclui um amplo espectro clínico, podendo apresentar-se apenas com quadrosleves de hipertensão e edema e evoluir para insuficiência de múltiplos órgãos.
Pode – se evoluir em duas fases: a pré-eclampsia, que se manifesta através de hipertensão arterial, edemas e proteinúria (perda de proteína pela urina); e a eclampsia que, além de ser acompanhada por convulsões, implica perigo de morte para o feto e para a mãe. É uma das principais causas da mortalidade materna no Brasil.
03
Toxemia Gravídica
A toxemia gravídica ou doença hipertensiva específica da gravidez compreende um conjunto de problemas que só acontece durante a gravidez, depois da 20ª semana.
Pode – se evoluir em duas fases: a pré-eclampsia, que se manifesta através de hipertensão arterial, edemas e proteinúria (perda de proteína pela urina); e a eclampsia que, além de ser acompanhada por convulsões, implica perigo de morte para o feto e para a mãe.
Causas
Sua gênese ainda não é bem esclarecida. No entanto, sabe-se que a placenta tem grande influência sobre o quadro, e que alguns grupos de mulheres apresentam predisposição, tais como aquelas:
- Com gestação múltipla;
- Grávidas pela primeira vez;
- Grávidas na adolescência ou depois dos 35 anos de idade;
- Hipertensas;
- Com problemas renais;
- Diabéticas;
- Portadoras de lúpus;
- Obesas;
- Que possuem histórico familiar para as doenças que foram citadas acima.
Fundamentos Fisiopatológicos
Comprometimento cerebral devido a redução e falta de oxigênio, alterações estruturais dos rins, chamada de glomeruloendoteliose, que acarreta a perda de proteínas, levando-o á falência total.
Quanto ao fígado, observa-se isquemia periportal, que pode evoluir para necrose hemorrágica e redução no fluxo uteroplacentário, resultando graus variáveis de insuficiência placentária. Redução no fluxo uteroplacentário, resultando graus variáveis de insuficiência placentária.
04
Pré-Eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é a manifestação mais branda da toxemia gravídica.
A paciente desenvolve pressão alta e passa a eliminar proteína na urina. O inchaço pode iniciar nas pernas e chegar a atingir o corpo inteiro. Seus vasos sanguíneos tornam-se estreitos,diminuindo o suprimento de sangue ao feto, à placenta, aos rins, ao fígado, aos olhos, ao cérebro e a outros órgãos da mulher.
Quando a grávida está nessas condições, o bebê pode ter seu crescimento afetado porque a troca de nutrientes com a placenta não acontece corretamente.
Critérios para diagnóstico
• Elevação da pressão arterial – 30 mmHg na PA Sistólica
15 mmHg na PA Diastólica.
• Edema – Ganho ponderal acima de 1000g em 1 semana
Edema que não cede com repouso.
• Proteinúria – 300mg/L em urina de 24 horas
1g em amostra isolada, confirmada mais de uma vez.
Eclâmpsia
A eclâmpsia é uma complicação da pré-eclampsia combinada a ataques epiléticos, provocando hemorragias vaginais, convulsões e até mesmo o coma, em razão do aumento considerável da pressão arterial.
Critérios para diagnóstico
• PA diastólica igual ou maior que 110mmHg.
• Cefaléia associada á pressão arterial.
• Dor epigástrica.
• Proteinúria superior a 1g/L em 24 horas.
• Oligúria (volume urinário inferior a 600ml em 24 horas.
• Contagem de plaquetas abaixo de 100.000.
05
• Elevação de enzimas hepáticas.
• Sinais de comprometimento fetal.
Síndrome de Hellp
É uma síndrome que ocorre com o agravamento do quadro de eclâmpsia.HELLP é uma sigla cujo significado é:
• H: hemólise (fragmentação das células vermelhas do sangue na circulação);
• EL:
...