Trabalho de Anatomia
Por: Jefferson12345 • 22/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.581 Palavras (7 Páginas) • 1.124 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANAPOLIS
ENFERMAGEM
RDR ANATOMIA
RDR
ANATOMIA I
ANAPOLIS-GO
2015
ACADEMICOS: RA:
Dinalva Aparecida de Souza 6451315621
RDR
ANATOMIA I
Este trabalho foi elaborado para fins avaliativos, em que, será falado assuntos referentes à articulações e assuntos pertinentes ao mesmo, tema proposto pela Docente Especialista em anatomia.
ANAPOLIS-GO
2015
1-Introdução
O estudo na anatomia pode nos proporcionar grandes eventos e estudos que podem nos possibilitar a ter um conhecimento acerca do corpo humano onde, que saberemos a cerca de articulações, ligamentos e dentre outros complexos assuntos. O enfermeiro é o profissional que é capaz de identificar e possibilitar que é necessário e extraordinário a classificação de cada parte do nosso corpo. Assim sendo é necessário e importante compreender alguns aspectos que podem ser condizentes com toda a estrutura que é imposta.
Neste trabalho será dada ênfase na parte que fala acerca de articulações sinoviais, o nome e a localização de cada uma, tendo como importância a ideologia de se armazenar e fazer o uso do conjunto de ideias que poderá ser proposta para cada um. No exame físico pode ser avaliada uma grande quantidade relacionada a diversas patologias que são extremamente ligadas a relação de autoria que é denominada a causa de certas patologias.
2-Articulação sinovial
Quando falamos em articulações sinoviais podemos saber através de estudos científicos que essas articulações são características articulares em que os ossos estão protegidos por certo tipo de cartilagem que podemos denominar fibrosa em que a mesma é excitada de resistência articular.
As articulações sinoviais podem e sabemos que elas fazem a inclusão em uma maioria de articulações que envolvem o corpo, essas são de modo tipo de superfícies ósseas que são intimamente cobertas pela cartilagem que denominamos articular e essas são também juntas por vários ligamentos que revestem a membrana sinovial, sabemos também que a articulação pode ser dividida digamos incompletamente ou completamente por um tipo de disco que chamamos de menisco articular onde que sua periferia é a cápsula fibrosa e é revestida pela membrana sinovial, de modo que essa precisa necessariamente de apoio para que osso com osso não entre em atrito, as diartroses são necessárias para esse tipo de complemento.
3-Classificação funcional das articulações
Para que haja movimento tudo depende das articulações, onde que essas tem de forma importante a forma em que as superfícies entrem em contato direto e que aconteça união para que possa limitar, sendo que em precisão de tais formas as articulações devem e tem a condição de produzir e formular movimentos de maneira a que possa ser um, dois ou até mesmo três eixos.
*Articulação monoaxial
Articulação monoaxial é aquela articulação que pode realizar movimentos de forma que seja sobre 1 eixo, como por exemplo articulações que dão a permissão de realizar uma flexão e extensão, como as articulações do cotovelo que são monoaxiais, também é necessário que haja e pode haver duas formas de articulações que podem ser interligadas entre ligamentos como o Gínglimo que é uma articulação de dobradiça, e o Trocóide que o pivô é a sua forma.
A articulação de dobradiça ou Ginglimo são as que permitem apenas um movimento em um único plano, essas são ligadas através de ligamentos que são fortemente resistentes como exemplos podemos dar as articulações interfalangianas e a articulação úmero-ulnar essas duas são duas grandes exemplares de articulações que promovem o movimento uniaxial.
As articulações em pivô ou trocoíde são aquelas que estão formadas por um favorecido processo de pivô, onde que roda dentro de um anel, os exemplos mais claros são; articulações rádio-ulnar proximal e o atlanto-axial que é exuberante perante a prímicia que é a presença de uma articulação.
*Articulação biaxial
A articulação biaxial é aquela que a articulação pode realizar movimento sobre dois eixos, essas articulações permitem que seja realizados, movimentos de extensão, flexão, adução e adução, como um exemplo claro do rádio-carpica que é a articulação do punho, articulações condilar e selar são tipos de articulações biaxiais.
Na articulação condilar acontece que esta tem uma superfície articular ovoide que é composta por uma cavidade elíptica de modo que permita os vários movimentos produzidos de flexão e extensão, adução e abdução e a circundução que podem ser dados exemplos como as articulações de pulso.
Já a articulação selar é a que apresenta tipos ósseas mas sendo eles côncavos-conexas que podem permitir movimentos condilares um exemplo são as articulações carpometacarpais do polegar tanto direito quanto esquerdo.
*Articulação triaxial
A articulação triaxial é aquela em que cujo a articulação realiza movimentos em torno de três eixos, o que as articulações pode além do mais produzir flexão, extensão, abdução e adução e permite mais além a rotação, o quadril e o ombro são tipos de exemplos, essas articulações podemos nomeá-las como articulação esferoide ou enartrose, tais podem produzir polimovimentos.
Temos então a articulação esferoide e a enartrose que são articulações em que o osso distal pode ser suscetível a promover movimentos em torno de variedades de eixos e pode ter um centro comum e nesta modalidade existe uma articulação que chamamos de plana, por ela se pode promover movimentos deslizantes, esses tipos de movimentos em articulações podem ser articulações de corpos vertebrais e articulações de carpo localizado na mãe e no tarso localizado no pé.
4-Estruturas das articulações móveis
*Ligamentos
...