Transtornos bioquímicos causados pela má absorção de nutrientes
Por: illa.com • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 372 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Transtornos bioquímicos causados pela má absorção de nutrientes
Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos. Hoje, a maioria das pessoas se alimenta mal, comendo de forma inadequada devida correria do dia a dia, e dando preferência aos produtos industrializados e prontos em pouco tempo. Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação.
A nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo e para se ter uma boa saúde é necessário uma alimentação saudável para que o organismo funcione bem. Sendo assim a má absorção de nutrientes compromete o funcionamento do nosso corpo causando problemas como defeitos congênitos envolvendo transporte de nutrientes.
A apresentação da má absorção varia, desde este atorreia e emagrecimentos severos até alterações mínimas e incidentais em exames laboratoriais bioquímicos e hematológicos.
Nos casos mais severos, a diarreia e a perda de peso são os sinais típicos; no entanto, em formas mais brandas pode ser até difícil suspeitar que má absorção seja a causa para as queixas do paciente. É, portanto importante uma anamnese(é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia) detalhada, particularmente em relação a queixas de fezes amolecidas, um aumento da frequência de evacuações, fadiga, fraqueza, desconforto abdominal, perda de peso não justificada, alterações de pele e dores ósseas.
A investigação laboratorial "de rotina" pode dar dicas adicionais como anemia (e suas características), redução sérica de ferro, ferritina, cálcio, magnésio, proteínas totais, albumina, colesterol e elevação no tempo de protrombina. Se a anamnese, exames clínicos e laboratoriais levantarem a suspeita de doença mal absortiva, as fezes devem ser examinadas em busca de esteatorréia evidente, além da avaliação do volume e presença de parasitas.
Essa síndrome pode ser causada por muitas doenças diferentes e levar a um amplo aspecto de sinais, sintomas e achados bioquímicos incluindo síndromes de deficiências nutricionais ou vitamínicas. Quando frente a essa situação, é importante ter em mente que é menos significativo provar a existência de má absorção do que investigar a doença de base, que permite a base para o tratamento e o aconselhamento apropriados.
Illa Mariany Borges Vieira
Fisioterapia: I período/manhã
...