Tubarão-Duende
Artigo: Tubarão-Duende. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: avitor • 30/11/2013 • Artigo • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 537 Visualizações
Tubarão-duende
O tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) é uma espécie que habita nas águas profundas, raramente é visto com vida.
Atinge até 4 metros de comprimento. Vivem bem no fundo do mar, já foi encontrado a 1200 metros de profundidade, vive no oeste do oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico.
Distribuição Geográfica
Alimenta-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos que também habitam no fundo do mar. Característico por possuir um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha. Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo atual. Há registro desta espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano.
O Tubarão Duende é chamado também de Goblin, é um animal muito raro de ser encontrado. Desde 1898 foram encontrados 36 tubarões da espécie goblin. Pensa-se que esta espécie é uma das mais antigas espécies de tubarão existentes no mundo animal.
O último registro foi na costa do Rio Grande do Sul, Brasil. O exemplar foi encontrado, morto, por um barco de pesca a 400 metros de profundidade no dia 22 de setembro de 2011 e doado ao Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Anatomia e Aparência
Nome binomial: Mitsukurina owstoni
Tubarões duende podem crescer até 3,3 metros e chegar a pesar 159 kg. Eles têm o corpo semi-fusiforme. Ao contrário dos outros tubarões, as barbatanas do tubarão goblin não são apontadas e, em vez disso elas são baixas e arredondadas e ele tem as barbatanas anais e pélvicas significativamente maiores do que as barbatanas dorsais. Sua cauda heterocercal é semelhante à cauda do tubarão debulhador, com o lobo superior mais longo proporcionalmente do que o dos outros tubarões. Além disso, a cauda do tubarão-duende carece de um lobo ventral.
A coloração rosa, único entre eles, é devido aos vasos sanguíneos debaixo de uma pele semi-transparente (que infecciona com facilidade), causando a coloração. As barbatanas têm uma aparência azulada. Tubarões duende carecem de uma membrana nictitante. Os dentes da frente são longos e lisos, enquanto os dentes traseiros são adaptados para esmagar seu alimento.
Até 25% do peso do tubarão-duende pode ser o seu fígado. Isto é semelhante a outros tubarões, como o tubarão-frade e o tubarão-cobra, e contribui para o dinamismo do tubarão, que, como todos os tubarões, carecem de uma bexiga natatória.
Comportamento
Tubarões-duende sentem a presença de presas através de órgãos eletro-sensíveis do rosto, ou focinho, devido à ausência de luz nas águas profundas onde ele nada. Uma vez que um tubarão encontra a sua presa, ele de repente projeta suas mandíbulas, enquanto usa um músculo da língua para sugar a vítima para seus afiados dentes da frente. Eles são conhecidos por se alimentar de peixes-pedra, cefalópodes e crustáceos
Estado de conservação.
Pouco preocupante
Classificação Cientifica
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Chondrichthyes;
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Lamniformes;
Família: Mitsukurinidae;
Género: Mitsukurina;
Espécie: M. owstoni.
Como funcionam os tubarões-duende
Há muitas coisas sobre os tubarões-duende que os cientistas não sabem. Mas uma coisa é inegável: os tubarões-duende têm uma aparência desagradável. Embora seja difícil encontrar uma pessoa que adore o aspecto de qualquer tubarão, os tubarões-duende se destacam como os patinhos feios da família.
Ao contrário de seus primos mais predatórios, os tubarões-duende representam pouca ameaça aos humanos e geralmente nadam em águas muito profundas, o que dificulta o contato com as pessoas.
Peter Halasz
Modelo raro tubarão-duende, em exposição no Museu de História Natural em Viena
Então, o que há com os tubarões-duende que causa estranheza? Olhos grandes e redondos, um focinho enormemente achatado e mandíbulas retráteis desenham uma face bizarra que você poderia facilmente ver em uma pintura de Picasso. O nariz alongado cria uma estranha proporção facial como se a boca tivesse esquecido alcançá-lo. Três fileiras com cerca de 25 dentes curvos parecidos com agulhas forram suas gengivas superiores e inferiores. Suas mandíbulas também assentam estranhamente em sua face devido a um conjunto duplo de ligamentos que permitem ao tubarão-duende estendê-las e retraí-las para se alimentar.
Peter Halasz
Os tubarões-duende frequentemente são considerados a espécie mais feia de tubarão devido ao seu focinho alongado
O restante do corpo de um tubarão-duende é flácido, com a pele rosada devido aos vasos sanguíneos que brilham através dela. Tendo em média 3,6 metros de comprimento, os tubarões-duende são criaturas robustas e pesam cerca de 180 quilos. Eles vivem ao longo
...