USO DA MULTI-MISTURA NA RECUPERAÇÃO DO PERCENTIL ADEQUADO DE PESO EM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Artigos Científicos: USO DA MULTI-MISTURA NA RECUPERAÇÃO DO PERCENTIL ADEQUADO DE PESO EM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dravi • 4/10/2013 • 2.533 Palavras (11 Páginas) • 818 Visualizações
VIVIANE COSTA
USO DA MULTI-MISTURA NA RECUPERAÇÃO DO PERCENTIL ADEQUADO DE PESO EM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Itabuna – BA
Novembro/2004
VIVIANE COSTA1
USO DA MULTI-MISTURA NA RECUPERAÇÃO DO PERCENTIL ADEQUADO DE PESO EM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Projeto de Pesquisa apresentado à Professora Maria Conceição, da disciplina Metodologia de Pesquisa II, como requerimento parcial à obtenção do título de Especialista em Saúde Coletiva – Habilitação Sanitarista, pela Faculdade de Tecnologias e Ciências.
Itabuna – BA
Novembro/2004
1. Enfermeira. Aluna do curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Habilitação Sanitarista FTC – Itabuna/BA; viviancost@ig.com.br
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................03
2. OBJETIVOS
GERAL ................................................................................................05
Específicos ..........................................................................................05
3. JUSTIFICATIVA .............................................................................................06
4. REVISÃO DE LITERATURA ........................................................................07
5. HIPÓTESE .....................................................................................................10
6. METODOLOGIA
Amostra ...............................................................................................10
Coleta de dados ................................................................................. 10
7. VARIÁVEIS ....................................................................................................11
8. CONCEITOS ..................................................................................................11
9. INDICADORES .............................................................................................. 11
10. PROCEDIMENTOS ........................................................................................12
11. ORÇAMENTO ................................................................................................12
12. REFERENCIAS ..............................................................................................13
ANEXO I .........................................................................................................14
ANEXO II ........................................................................................................15
INTRODUÇÃO
As condições de saúde da população brasileira nas duas últimas décadas, obtiveram mudanças significativas, como o aumento da expectativa de vida ao nascer e redução dos indicadores de mortalidade da população.
Mudanças que geram um envelhecimento da população e conseqüentemente um aumento da demanda aos serviços de saúde.
Diante de tal demanda, e dos recursos escassos, os serviços de saúde acabam por não atingir satisfatoriamente toda esta população.
Embora haja profissionais de saúde bem intencionados e preocupados em assistir a essa população, se sentem limitados quando essa assistência depende de determinados medicamentos ou procedimentos em quantidade insuficiente no serviço.
Desta forma, aumenta-se a chance de complicações e incapacidades ao paciente, diante de doenças que poderiam ser controladas a partir do momento que houvesse uma terapêutica apropriada e presente.
Estudos já comprovaram o poder de cura de diversos alimentos, como grãos e ervas, presentes na natureza, que com técnicas simples de preparo e inserção na dieta do paciente, tem de controlar ou colaborar no controle de afecções, antes só tratadas com medicamentos farmacológicos.
Medidas simples, que podem ser desenvolvidas na própria Unidade de Saúde pela equipe, desde que treinados, e que dispõem de pouco tempo e recurso.
Dentre os diferentes tipos de itens presentes na medicina alternativa, foi desenvolvido um produto a partir de uma combinação de cereais e grãos, a Multi-mistura, que por ser fonte de vitaminas e lipídeos, tem ajudado a recuperar o peso de crianças e adultos em todo o país. Essa ação que é desenvolvida pela Pastoral da Criança, tem contribuindo para a diminuição dos índices de desnutrição materno-infantil.
Essa mistura é inserida na alimentação do individuo, e contribui com as vitaminas necessárias para o funcionamento adequado de seu organismo, e que devido a condições econômicas desfavoráveis, não são capazes de oferecer uma dieta satisfatória.
Definiu-se assim, para tema deste trabalho o controle de peso infantil a partir do uso da Multi-mistura na dieta, para que desta foram possa-se provar sua eficácia e possibilitar sua inserção como alternativa no tratamento e na prevenção da desnutrição infantil.
Desta forma, como problema, busca-se com este trabalho pesquisar: o uso da Multi-mistura na dietoterapia em Unidades de Saúde da Família, poderá contribuir na recuperação do percentil adequado em crianças de baixo peso?
...