VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DO PRINCÍPIO DE LE CHATELIER – AULA 01 EXPERIMENTO II
Por: Raymyson Queirós • 15/6/2016 • Relatório de pesquisa • 583 Palavras (3 Páginas) • 1.863 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ENGENHARIA AGRÔNOMICA - 2º PERÍODO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
CHIARA SANCHES LISBOA
LUCAS GOUVEIA DA SILVA
LUIS ADRIANO VAZ ALMEIDA
RAYMYSON RHURYO DE SOUSA QUEIROZ
TAMYRES RIBEIRO ARAÚJO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
20/08/2014, 9:15 – 11:50
VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DO PRINCÍPIO DE LE CHATELIER – AULA 01 EXPERIMENTO II
São Luís – MA
2014
1. INTRODUÇÃO
O principio de Le Chatelier baseia-se no quesito de que quando exercemos uma ação em um sistema, seja essa ação variação da pressão, concentração ou temperatura, o equilíbrio se desloca no sentido de neutralizar essa ação que causou desequilíbrio, indo para o lado oposto da adição para entrar em equilíbrio novamente. Quando ocorre a retirada da substancia, o equilíbrio desloca para o mesmo lado da retirada.
No experimento feito em laboratório, a reação trabalhada foi a seguinte:
FeCl3 + 3 NH4 SCN <-> Fe (SCN)3 + 3 NH4 CL
2. OBJETIVO
Este trabalho tem como principal objetivo de verificar o Princípio de Le Chatelier.
3. MATERIAIS
- Bécker;
- Proveta;
- Solução saturada de FeCl3 e NH4SCN;
- Tubo de ensaio;
4. PROCEDIMENTOS
- Equilíbrio Fe+/ SNC-
Primeiramente, foram medidos 60 ml de água destilada em uma proveta, que após foram levados para um bécker. Em seguida, foram adicionadas 3 gotas de solução saturada de FeCl3 e NH4SCN ( 1 gota a mais do procedimento seguido, porém sem alteração no resultado final) e foi agitado. Para dar continuidade ao experimento, foi enumerado 4 tubos de ensaio para fazer as outras reações e depois foi dividido a solução padrão feita anteriormente, em quatro partes iguais de 15 ml para os outros tubos.
- TUBO 2
Ao adicionar ao tubo 2, pequenas quantidades de cloreto de amônia solida na solução preparada anteriormente e agitar até homogeneizar, pode – se perceber que o tubo 2 fcou com a coloração mais clara em relação.
- TUBO 3
- TUBO 4
Após selecionar um tubo, foi adicionado 5 gotas (uma gota a mais do procedimento seguido, porém sem alteração no resultado final). Em seguida, foi agitado e comparado com a cor da solução do tubo 1.
5. RESULTADO
No experimento realizado todos os efeitos produzidos e observados podem ser explicados pelo princípio de Le Chatelier, que afirma: “Se um sistema em equilíbrio é perturbado por uma variação de temperatura, pressão ou concentração de seus componentes, o sistema reagirá de forma contrária à perturbação, tentando amenizá-la o máximo possível”. Quando adicionado mais reagente o equilíbrio se desloca no sentido da formação dos produtos, já quando adicionado algum dos produtos formados na primeira reação esta ocorre no sentido de formação de regentes. Como algumas substâncias possuem uma coloração própria, a solução também tende a mudar sua coloração de acordo com o deslocamento do equilíbrio.
...