Visita técnica
Trabalho Universitário: Visita técnica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thicatti • 26/11/2013 • 551 Palavras (3 Páginas) • 540 Visualizações
RELATÓRIO . VISITA TÉCNICA
OBJETIVOS
Repertório – visitação a edifícios e sítios arquitetônicos de interesse aos alunos , para subsidiar discussão sobre qualidade espacial, marcos referenciais da cidade e percurso.
Treino de observação através de levantamento de imagens – croquis ou fotos.
Texto referencial: A paisagem urbana – Gordon Cullen.
ROTEIRO
Centro antigo de São Paulo, Avenida Paulista, Jardins
Saída: 01 set 2013
IMPRESSÕES SOBRE A VISITA
Nosso ponto de encontro para início do roteiro foi na Biblioteca Mário de Andrade. Seu atual edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Art Déco, estilo popular no século XX e influenciado pelo cubismo.
No estilo Art Deco também passamos pelo Edifício Altino Arantes e viaduto do chá.
Visitamos também o Museu Anchieta, cujo seu edifício tem uma arquitetura colonial. Uma arquitetura que o processo de construção consistia na mistura de terra umedecida, areia, estrume, fibras vegetais e sangue de boi.
Outro edifício visitado foi o Edifício Matarazzo também conhecido como Palácio do Anhagabaú, que tem uma arquitetura no estilo neoclássico simplificado.
A arquitetura moderna desenvolveu-se em São Paulo graças a existência dos Jardins. Bairros estritamente residenciais, compostos por terrenos amplos e arborizados, ficavam em imensas áreas das zonas sul e oeste da cidade.
Um dos mais importantes exemplos de modernismo em São Paulo é o edifício Masp, que além de Possuir vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, o edifício também tem a fachada livre e as estruturas a parentes.
Outro exemplo de modernismo é o Edifício Copan, que tem a sinuosa, quebrando ângulos retos do centro de São Paulo.
Passamos também pelo Teatro Municipal, que apresenta uma arquitetura eclética. Elementos arquitetônicos aparecem como, platibanda, arco, bandeira e pináculos. A utilização de cores claras, tons pastel.
A catedral da sé também com uma arquitetura eclética, tem elementos de estilos distintos, como a cúpula e o arco ogival, mas que predomina claramente o neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália.
No estilo Art nouveau, passamos pelo viaduto Santa Efigênia, Atualmente, o viaduto é uma das principais ligações dos pontos mais altos do centro de São Paulo, passando sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia. São milhares de pessoas passando todos os dias, principalmente na hora do rush.
Hoje a cidade de São Paulo é composta por edifícios e prédios de arquitetura bem diversificada. Onde os estilos arquitetônicos de misturam até mesmo em um mesmo espaço, uma mesma avenida.
IMAGENS DE LOCAIS VISITADOS
LEGENDA:
...