Zoobento e macroalgas
Por: Ruth Pereira • 8/6/2015 • Artigo • 273 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
5 - DISCUSSÃO
Segundo os dados que foram apresentados, pode-se observar a maior ocorrência de indivíduos do Filo Mollusca, possivelmente por ser o maior grupo. As diferenças de concentrações de moluscos nas macrófitas marinhas estão associadas as características dos habitats, sejam essas abióticas ou bióticas que incluem o hidrodinamismo, espécies de algas e seus tipos, intensidade de predação, etc. Inclusive as veemências dos dados foram observadas por Dean & Connel (1987) que evidencia o fato de que as algas proporcionam abrigo à malacofauna e assegurando-lhes alimento para subsistência (Azevedo, 1991a; Bullock, 1995).
Os maiores números de invertebrados estavam associados a Phaeophyceae, provavelmente pela estrutura de seu talo, sendo o maior filo representado a dos Molluscos.
5 - CONCLUSÃO
O presente estudo identificou a nível gênero as macroalgas no costão rochoso da praia de Manguinhos, Serra, ES, mostrando grande importância para manutenção de zoobentos.
Os costões rochosos têm uma grande importância para biodiversidade marinha e também para economia, sendo um ambiente que sofre grande influência das marés, sol e também comumente fertilizado por biomassa terrestre. Os habitats costeiros bentônicos estão entre os mais produtivos dos ambientes marinhos, contendo alta riqueza de espécies tanto de algas como invertebrados e peixes, devido a tanta fertilidade os costões rochosos são responsáveis pela alimentação, reprodução e crescimento de várias espécies.
Pode-se observar a utilização das macroalgas como refúgio para uma gama de invertebrados marinhos, que se torna frequente quanto maior for a complexidade do habitat, tornando assim uma complexidade estrutural das comunidades de classes com base no tamanho poderá refletir a variedade dos substratos associados, sendo também observado que as macroalgas mais ramificadas contem normalmente uma variedade maior de indivíduos se abrigando.
...