A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
Por: Thalita Pero • 21/5/2017 • Relatório de pesquisa • 510 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
[pic 1]
Eliane Ribeiro
Jéssica Costa Alves
Lídia Cavalcanti de Lima
Nadia Candido
Tamires Caroline Bannwart
Relatório de aulas práticas de bioquímica
Indicadores de acidez e basicidade
[pic 2]
Londrina
2016
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA
1. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo verificar processos bioquímicos produzidos por micro-organismos e observar os produtos das reações bioquímicas ocorridas.
2. INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra que pode ser realizada por micro-organismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo. Existem vários tipos de fermentação por exemplo: fermentação alcoólica, fermentação butírica, fermentação glicerina, fermentação acética, fermentação láctica, fermentação quimiossíntese. As leveduras mais utilizadas no processo de fermentação alcóolica são espécies originárias do gênero Saccharomyces, sendo uma das principais a Saccharomyces cerevisiae.
3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Indicadores de pH
Os indicadores de pH, ou também denominados indicadores ácido-base são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) que quando adicionadas em sua forma líquida ou sólida a uma certa solução indica o seu estado de pH (ácido ou básico) podendo ocorrer a mudança de cor – propriedades halocrômicas, ligando-se a íons H+ ou OH-. O indicador fenolftaleína, por exemplo, em meio básico apresenta a cor rosa já em meio ácido torna-se incolor, o papel tornassol vermelho em meio ácido permanece vermelho e em meio básico torna-se azul.
Outra forma de identificação do estado de pH são as fitas de pH, pode- se verificar se uma determinada solução é ácida ou básica por meio de sua escala de cores, cada escala refere-se a um número que podem variar de 0 a 14, onde 7 refere-se à neutralidade, valores menores que 7 são considerados ácidos e maiores que 7 são alcalinos.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 MATERIAIS EXPERIMENTO
- Microrganismo: Levedura Saccharomyces cerevisae de fermento de pão desidratado
- Suco de fruta
- Fermento liofilizado
- Kitassato
- Tubo de ensaio
- Condensador
- Balão de fundo chato
- Béquer (200ml e 500ml)
- Mangueira de látex
- Hidróxido de cálcio
- Liquidificador
4.2 MÉTODOS EXPERIMENTO
4.3. Procedimento: fermentação do suco de fruta:
- Foi Homogenizado a fruta (banana) com H2O em liquidificador até volume de 400 ml, depois com o auxílio de uma peneira foi filtrado em um béquer e levado para aquecer a uma temperatura de aproximadamente 60°C e 70°C por 15 minutos.
- Após resfriado a mistura foi adicionado 6g de fermento liofizado e transferido para o kitassato, onde o mesmo foi tampado e acoplou-se uma mangueira no aparato Utilizando fita adesiva para anexar um tubo de ensaio junto às paredes laterais do kitassato; projetando a extremidade da mangueira em uma solução de hidróxido de cálcio, CO2 + C2(OH) -> CaCO3 + H20. contida no tubo de ensaio impedindo a entrada de gases no interior do kitassato e mantido desta forma por 7 dias.
4.4. Destilação do fermentado
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
...