A Prática Médica Bioquímica Médica
Por: Alicinh4 • 31/10/2022 • Trabalho acadêmico • 451 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]Disciplina: Bioquímica Médica Curso: Biomedicina 6°semestre
Docente: Hugo Monteiro Data: 10 de setembro de 2022
Discente: Evelin Camille dos Santos
Relatório de Aula Pratica
Nossa aula começou de forma teórica onde pontuamos sobre a função renal e em especifico os medidores de ureia e creatinina explicando a importância em serem analisados juntos pois ambos são produzidos constantemente pelo organismo e excretada através dos rins. Foi destacado que pode ocorrer alteração da ureia por falta da ingestão de líquido já a creatinina é mais sensível para diagnostico porem ambas sempre analisadas em conjunto.
Em seguida fomos ao laboratório realizar a pratica sobre como medir esses marcadores, as alunas se dividiram entre si para realização de coletas sanguínea, totalizando em três amostras e as centrifugando por cinco minutos para obter o soro e assim realizar a dosagem do teste. Como de costume enquanto esperávamos o tempo da centrifuga formos consultar o termo de uso dos kits, identificamos a ausência do termo do kit de ureia e assim ficamos impossibilitados de realizar essa dosagem, fazendo somente a de creatinina.
Foi mencionado uma curiosidade sobre o ácido pícrico que é utilizado no kit para dosagem de creatinina, pois o mesmo é usa-se para produções de armamentos inclusive granadas. Logo após começamos a preparar os materiais que iriam ser utilizados além do kit, galeria, tubos, piloto, pipetas e ponteiras, começamos identificando os tubos com “P” para a solução reconhecida como padrão e os nomes das “pacientes” vulgo Sara, Carol, Lorena e Simony.
A discente Alice se disponibilizou para realizar a dosagem então ela começou colocando 2,5ml do padrão e das amostras em cada tubo em seguida 2ml do reagente 1 em todos os tubos mais 500µl do reagente 2 e assim homogeneizando e levando para o banho maria que já estava aquecido em 37° por 10 minutos. Em seguida calibramos o comprimento de onda do espectrofotômetro para 510nm e fizemos a solução branco que serve para zerar o aparelho entre uma dosagem e outra utilizando 2ml do reagente 1, 250µl de água destilada, 500µl de reagente 2 mais 100µl do reagente 3.
Obtemos primeiro a absorbância do padrão e dividimos por 3 (valor encontrado na solução) sendo 3/0,24= 13 que é o valor do fator que utilizamos para calculo de dosagens dos pacientes que foram:
Sara 0,1x13=1,3 Carol 0,11x13=1,43 Lorena 0,09x13=1,17 Simony 0,15x13= 1,95
Sabendo o valor de referência da creatinina de 0,5 à 1,2 para mulheres e 0,5 à 1,3 para homens, julgamos os valores alterados por possíveis interferências que ocorreram na pratica, pois tem com objetivo em adquirir conhecimentos práticos fixando o assunto e tirar possíveis dúvidas.
...