Adsorção de Azul de Metileno no Endocarpo de Acrocomia Aculeata
Por: Jeanegabri12 • 2/5/2017 • Projeto de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 543 Visualizações
[pic 1]Projeto: Ensino baseado em investigação - iniciação científica no ensino médio integrado ao técnico
Adsorção de azul de metileno em endocarpo da Bocaiuva (Acrocomia aculeata)
Amanda Emilie Olivi
Jeane Gabriele Miranda Souza
Jefferson Leite Fernandes
Leandro Pereira de Souza
Alunos do 3 ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio
Orientador: Prof. Danilo Morais Itokagi – danilo.itokagi@cas.ifmt.edu.br
Coordenadora: Profa. Dra. Rita de Cássia Pereira Borges
Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cáceres
Avenida dos Ramires s/n., Distrito Industrial
Categoria: Incentivo à Pesquisa
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado mais críticos e frequentes, devido ao desmedido crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial. Dentro dessa atividade, o setor têxtil vem exercendo importante posição no cenário da economia brasileira visto a grande escala em sua produção; contudo, também é significativo o grande volume de efluentes gerado por este setor. Um dos principais problemas encontrados neste setor está na remoção dos corantes sintéticos de seus efluentes, principalmente na água, e dentre esses corantes se encontra o azul de metileno, um corante catiônico muito empregado na indústria têxtil no tingimento de tecidos.
Para diminuir os efeitos dentre os métodos de tratamento, a adsorção tem se destacado como uma técnica de separação por ser um processo de alta seletividade e vem sendo muito empregado no tratamento desses efluentes corados devido ao seu baixo custo e facilidade de operação; esta técnica se b1aseia na remoção desses contaminantes pela interação entre o corante com algum material adsorvente (Gonçalves et al., 2007).
A Bocaiuva, fruta encontrada em todo o país, é utilizada no âmbito doméstico e muitas vezes é utilizada para extração do óleo que é usado como óleo de cozinha, hidratante capilar e combustível para geração de energia, podendo servir também como adsorvente de compostos por possuir alto teor de material carbonáceo.
Diante disso, o exposto trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da adsorção do corante catiônico de azul de metileno utilizando, como material adsorvente, o endocarpo moído da bocaiuva (Acrocomia Aculeata) provinda da região de Cáceres-MT. E assim saber a respeito da capacidade de adsorção de material adsorvente obtido a partir do endocarpo da Acrocomia Aculeata, coletado na região de Cáceres-MT.
DESENVOLVIMENTO
Em suma, o endocarpo de bocaiuva, um material lenhoso, sofrerá redução do tamanho de partícula através dos processos de prensagem e moagem. Após a separação granulométrica, a fração que apresentar maior quantidade de material será selecionada nos experimentos de adsorção.
As soluções padrões do corante serão preparadas em água destilada. As determinações de azul de metileno (AM) serão realizadas através do uso de Espectofotômetro na região do UV-Vis, após obtenção das curvas analíticas com os coeficientes R²≥0,99 que relacionam a absorbância do AM em 664 nm com os valores de concentração.
Nos experimentos, uma certa quantidade de adsorvente será colocada em um erlenmeyer de 125 mL e um certo volume de solução aquosa de AM com concentração inicial conhecida será adicionado. Esta mistura será submetida a agitação em uma mesa agitadora orbital por um determinado tempo e em seguida será realizada a filtração. A fração filtrada será coletada e analisada para determinação da concentração de azul de metileno remanescente.
...