Análise de Herbicidas as Triazinas
Por: jeanery • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.494 Palavras (10 Páginas) • 605 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS UMUARAMA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
TRIAZINAS
ALEX
GIULIANO
JEAN VICTOR NERY
NATÁLIA FURLAN
RENAN
Umuarama
Outubro/2017
ALEX
GIULIANO
JEAN VICTOR NERY
NATÁLIA FURLAN
RENAN
TRIAZINAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Toxicologia Ambiental da Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama.
Professor Orientador: Danilo Barbosa
UMUARAMA
Outubro/2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. DISCUSSÃO 6
2.1 Artigos: BIOMARCADORES BIOQUÍMICOS E GENÉTICOS PARA A DETENÇÃO DOS EFEITOS DO HERBICIDA ATRAZINA NO PEIXE NEOTROPICAL Prochilodus lineatus 6
2.1.1 Biomarcadores Bioquímicos e Genéticos 6
3. DISCUSSÃO COMPARATIVA 8
3.1 Metodologias 8
3.2 Resultados 8
4. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
A Triazima, é um dos herbicidas mais usados no mundo atualmente, é um produto muito eficaz quando se trata em combater pragas. Em consequência disso, sua composição tóxica é muito grande, oque pode ocasionar facilmente contaminação em diversas áreas da natureza. A atrizima (2-cloro-4-etilamin-6-isopropilamino-s-Triazina), conhecida por diversos nomes comerciais, sendo eles, Atrazina Nortox, Triazimas, Gesaprim, Stauzina, é um grupo das triazimas, que é considerada também como moderadamente tóxico ao meio ambiente pois, é muito usado no controle de plantas invasoras de culturas.
Essas substâncias são muito aplicada no meio da agricultura, é principalmente usa no controle de plantas invasoras prevenindo a plantação de espécies que não terão fins lucrativos para o agricultor, ou seja, poderia ocasionar um prejuízo, uma vez que, à planta invasora pode atrapalhar muita das vezes o desenvolvimento de outras disputando por recursos e espaço. Esse herbicida, classificado como moderadamente tóxico ao meio em que ele está sendo aplicado, é usado na maioria das vezes no controle de pragas, principalmente nas plantações de milho, sorgo, cana de açúcar, soja, abacaxi, trigo e diversas gramíneas (EISLER, 1989).
Esse produto, que promete a qualquer agricultor ser um excelente agrotóxico no combate de pragas, está no mercado a muito tempo, induzido na agricultura por volta da década de 50 e consegue se destacar mundialmente no mercado de agrotóxico graças a sua eficacia, com um consumo altíssimo de 70.000 a 90.00 toneladas por ano, batendo um recorde no número de vendas sendo o segundo herbicida mais aplicado nas plantações de cana-de-açúcar no Brasil entre os anos de 2000 a 2003 (ALVES et al. 2002)
Os herbicidas s-trizíazinicos tais como atrazimas, simazin, propazina e ciazina eles contém em sua estrutura química um anel aromático hexamérico e simérico constituído por três átomos de carbono e nitrogênio em posiçôes que alternadas. Quando em contato com a estrutura da planta, o processo de fotossítese é alterado, ou seja, acaba competindo com a plastoquinona, extamente pelo pelo local de ligação QB no fotossitema II, que por sua vez, inibe o transporte de elétrons na fotossíntese.
O mecanismo da estrutura primária de dissipação de atrazina é muito complexo e de difícil degradação sendo à única maneira a decomposição biológica. A Triazina, devido ao seu uso descontrolado e desenfreado, sua aplicação feita de maneira incorreta e baixas reatividades e solubilidade, é facilmente encontrada quando há monitoramento e pesquisa em solos e água subterrâneas. Seus resíduos, podem ser encontrados nesse ambiente mesmo após um período longo depois de uma aplicação, isso, por causa da baixa reatividade e solubilidade. E podendo ainda, permanecer nesses locais em média de 20 a 120 dias, e também são encontrados muito facilmente resíduos da Triazinas em frutas e vegetais.
2. DISCUSSÃO
2.1 Artigos: BIOMARCADORES BIOQUÍMICOS E GENÉTICOS PARA A DETENÇÃO DOS EFEITOS DO HERBICIDA ATRAZINA NO PEIXE NEOTROPICAL Prochilodus lineatus
2.1.1 Biomarcadores Bioquímicos e Genéticos
Biomarcadores bioquímicos , quando comparados a outros biomarcadores, são considerados ferramentas de respostas a contaminantes simples, rápidas específicas, fáceis de determinar, debaixo custo, porém de baixa relevância ecológica, por se tratar de uma análise a nível individual. (Lam,209)
A Avaliação Biológica da exposição às substâncias químicas só é possível quando estiverem disponíveis suficientes informações toxicológicas referentes ao mecanismo de ação e/ou à toxico cinética dos agentes químicos aos quais os indivíduos estão expostos.(Amorim,2003)
[pic 2]
Sendo assim importantes os biomarmacadores bioquimicos também podem expressar resultados importantes de como peixes proceswsam a detoxificalção de poluentes e sua biotransformação para facilitar a excreção de xenobióiticos. E a avaliação dos processos que defendem o organismo é realizada através de mensuração das enzimas e proteínas presentes no processo de biotransformação.(SANTOS,THAIS GRACIANO, 2010)
Os biomarcadores genéticos está relacionadoao estresse oxidativo que pode causar danos nas moléculas de DNA. Esses danos no DNA tem sido observados em vários tipo celulares , desde invertebrados até mamiferos, e podem ocasionar condições de estresse e doenças, principalmente carcinogênese e envelhecimento(HERMES-LIMA,20014).As lesões oxidatvas no DNA são induzidas prinpalmente pelos radicais hidroxil(OH) que resultam reações do H2O2 com o Fe²+,conecida como reação de Fenton() . As quebras que possuem nas liigações da molécula de DNA acabam infertirindo na sua nintegridade e isso pode ser utilizado comno ferrameta no monitoramento dos efeitos subletias de poluentes em peixes. (SANTOS,THAIS GRACIANO, 2010)
...