Monografia Sobre Lipídios
Por: J0l14 • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.794 Palavras (8 Páginas) • 577 Visualizações
Monografia Sobre Lipídios
O corpo humano quando realiza a construção e renovação de suas estruturas necessita de muita energia. E para a obtenção e o armazenamento dessa energia, o organismo necessita utilizar de moléculas, ou partes delas, as quais detenham certas características quando expostas a água como, não polares e hidrofóbicas.
As moléculas que detém essas propriedades são caracterizadas como: LIPIDEOS. Eles são derivados de ácidos graxos e constituem um grupo de substâncias químicas que não são caracterizados por um grupo funcional comum e sim pela alto solubilidade em solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio, benzeno; e possuem baixa solubilidade em água. Esse grupo recebe o nome de biomoléculas.
Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. Os mesmos constituem vários grupos de substâncias pertencentes a várias funções. A maioria delas provem de ésteres como por exemplo, óleos, gorduras e ceras; outros são oriundos dos terpenos que são eles, caroteno e os óleos essenciais, e outros, ainda, são derivados de ácidos carboxílicos de cadeia longa.
Os lipídeos desempenham uma série de funções biológicas no organismo que são elas:
- armazenamento de energia na forma de gordura (através dos carboidratos ele possui uma obtenção rápida de energia, essa energia fica armazenada em células adiposas e quando se tem uma baixa produção de carboidratos a movimentação dos lipídeos é aumenta, tornando-se uma mobilização de energia a longo prazo);
- funcionam como combustível alternativo à glicose, pois são os compostos bioquímicos mais calóricos em para geração de energia metabólica através da oxidação de ácidos graxos;
- oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção de células e órgãos e para todo o organismo), o qual ajuda a dar a forma estética característica, permitindo a rápida propagação das ondas de despolarização ao longo dos nervos mielinizados
- originam as moléculas mensageiras, como hormônios, prostaglandinas, etc;
-são responsáveis pelo carregamentos das vitaminas A, D, E e K.
Constituição e classificação dos Lipídeos
Os lipídios são constituídos pela junção de um éster, com um álcool e um ácido graxo, como é visto na figura abaixo:
[pic 1]
Os ácidos graxos são compostos por uma cadeia alquila com um grupo carboxila terminal. A estrutura dos mesmos são relativamente simples, embora alguns possam conter ciclo propanos ou ramificações muito grandes. Os ácidos graxos são subdivididos em: saturados e insaturados.
O ácidos graxos saturados só são diferenciados pelo número de carbonos existentes na cadeia e conforme esse número vai aumentando, a temperatura de fusão também aumenta, ou seja, quanto maior o peso molecular, maior será a temperatura de fusão. Isso acontece porque as moléculas mais pesadas necessitam e uma maior energia vibracional, além disso, quanto maior for a cadeia carbônica, maior o número de interações possíveis entre 2 ou mais moléculas. Elas reagem via dipolo induzidos, com isso maior será a energia necessária para quebrar essas interações.
Eles compõem a gordura saturada do corpo e estão na forma sólida, por esse motivo o excesso da ingestão de gordura satura é um tanto quanto maléfico para a saúde humana pois aumentam os níveis de colesterol no sangue de forma a se depositarem e se acumularem na corrente sanguínea, levando ao entupimento dos vasos e até mesmo ao infarto do miocárdio.
Principais:
-ác. Láurico ou dodecanóico /FM = H3C – (CH2)10 – COOH
- ác. Mirístico ou tetradecanóico/ FM = H3C – (CH2)12 – COOH
- ác. Palmíltico ou hexadecanóico/ FM = H3C – (CH2)14 – COOH
- ác. Esteárico ou octadenóico/ FM = H3C – (CH2)16 – COOH
- ác. Cerótico ou hexacosanóico/ FM = H3C – (CH2)24 – COOH
- ác. Melíssico ou hentriacontanóico/ FM = H3C – (CH2)29 – COOH
Desenho do caderno interação
Já os ácidos graxos insaturados possuem uma ou mais ligações duplas e sua configuração é predominantemente Z, ou seja seus substituintes de prioridades estão virados para o mesmo lado. Quando comparamos ac graxos insaturados a única coisa que muda entre ele é o número e a disposição das insaturações. Conforme o número de carbonos vai aumentando a temperatura de fusão não mantem um comportamento linear. Ou seja, quanto maior o número de insaturações menor é a temperatura de fusão, isto ocorre porque quando se aumenta o número das duplas ocorre um maior desdobramento da cadeia carbônica, de forma a deforma-la, sendo assim ela terá um menor número de interações dipolo induzidos. Então a energia necessária para quebra-las será menor.
Ele constitui a gordura insaturada do organismos e está na forma liquida na massa corpórea, tendo uma dificuldade de interação com um menor ponto de fusão.
Principais:
ác. Palmitoleico ou 9 hexadecenóico/ FM = H3C – (CH2)5 – CH = CH – (CH2)7 – COOH
- ác. Oleico ou 9 octadecenóico/ FM = H3C – (CH2)7 – CH = CH – (CH2)7 – COOH
- ác. Linoleico ou 9, 11 octadecadienóico FM = H3C – (CH2)5 – CH = CH – CH = CH – (CH2)7 – COOH
- ác. Linolênico ou 9, 12, 15 octadecatrienóico FM = H3C – CH2 – CH = CH – CH2 – CH = CH – CH2 – CH = CH – (CH2)7 – COOH
O homem produz e utiliza poucos ácidos graxos com o grupo alfa-OH, entretanto, muitas formas oxidadas são produzidas normalmente apenas como intermediários metabólicos no processo de produção de energia ou atividades fisiológicas especificas, como é o caso das prostaglandinas e dos tromboxanos.
Os ácidos graxos necessário para o corpo humano para obtenção e construção das partes hidrofóbicas das biomoléculas são fornecidos por dieta e pela biossíntese.
Os lipídeos podem ser classificados de duas formas: simples que são os dos grupos dos glicerídeos e os cerídeos, e complexos que são os fosfolipídios.
O glicerídeos consistem em moléculas de álcool (glicerol) unidas a moléculas de ácidos graxos, é uma reserva energética dos lipossomos. Eles podem ser encontrados em dois estados: liquido, aqueles que dão origem aos óleos e sólidos, que dão origem as gorduras. Atuam como detergente sendo catalisadas pelas lipases formando glicerina e ac graxo. E são utilizados nos organismos vivos como reserva energética. Nos vegetais e, algumas sementes ocorrem o armazenamento de grande quantidade de óleo, já nas aves e nos mamíferos, incluindo o homem, utilizam essa gordura como reserva energética e isolamento térmico sendo armazenadas nas células adiposas.
...