A Bioquímica e Farmacologia
Por: Lutecia Gomes • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Descrição da atividade:
Com base nas leituras propostas nas Unidades 1 e 2, responda às questões:
1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pH encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pH são mantidos, para que corpo fique equilibrado.
A partir de pesquisas e leitura apresentadas, podemos citar que os pH encontrados em nosso organismo são denominados neutro, quando possuem um pH 7 (ex. água), o básico ou alcalinos, estão acima de 7, e os ácidos, com pH abaixo de 7.
Citaremos alguns exemplos para um bom funcionamento do nosso organismo, como o pH do estomago, que é o menor do nosso organismo e depois falaremos do pH do sangue.
Nosso estomago tem o pH menor e extremamente ácido, em torno de 2,5, e para que funcione ele precisa ser assim. Apresentamos no estômago o HCl, que ajuda a manter esse pH absurdamente ácido, e isso se torna necessário por causa da enzima mais importante do estomago, a pepsina que só é ativada em pH muito ácidos.
É encontrada no estomago na forma de pepsinogenio e ao entrar em contato com HCl (ácido clorídrico) do estomago é ativada e ocorre assim a transformação em pepsina, a qual ajuda muito na digestão estomacal.
O pH do sangue é levemente alcalino, em torno de 7.35-7.45. Quando ocorre uma variação desse pH, pode vir a gerar dois sintomas, a acidose e alcalose.
O pH do sangue tem que se manter constante, pois está diretamente relacionado a saúde, qualquer ocorrência de variação no pH, pode acometer o nosso sistema imunológico. O sangue é uma solução de água e outras substâncias que precisam ser transportadas pelo nosso corpo, qualquer mudança que afete o pH de uma solução, pode vir a interferir nas substâncias dissolvidas nela, sendo assim se apresentarmos um pH muito ácido, podem vir a ocorrer danos em nosso organismo, como:
- Diminuição da absorção de minerais e nutrientes; diminuição da síntese de produção de ATP; redução da reparação celular; diminuição dos transportes de gases no sangue.
Existe também o pH da saliva, o qual ajuda na quebra do amido
O pH vaginal, específico para manter as bactérias, as quais trabalham para “matar” as que atrapalham a fim de garantir um bom funcionamento desse sistema.
Concluímos então que para manter o pH do nosso corpo em equilíbrio, é preciso manter uma acidez e alcalinidade em constante equilíbrio, já que falamos aqui sobre o pH, e através dos alimentos ingeridos a fim de garantir à nossa saúde uma perfeita harmonia, visando também o corpo e mente em equilíbrio. Por isso que o consumo excessivo de carne, pode provocar essa acidose, uma dieta balanceada, por exemplo, diminuindo o consumo de carne, pode vir a prevenir a acidose sanguínea, dentre outros hábitos alimentares.
Conforme envelhecemos, nosso corpo tende a perder a eficiência do sistema excretor de resíduos ácidos, por isso, ingerir alimentos com excesso de proteínas, gorduras, açucares e alimentos industrializados irão contribuir para a acidose. Diante disso, mantendo o equilíbrio do pH, a fim de tornar a eficiência de neutralidade dos resíduos ácidos, os meios básicos para se
...