A Dança nas Aulas de Educação Física
Por: FFBX • 1/2/2022 • Projeto de pesquisa • 559 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
Dança nas Aulas de Educação Física
Introdução
A Educação Física escolar tem como princípio as práticas corporais, porém, ainda encontra-se muito limitada aos jogos esportivos, como, futebol, voleibol, basquetebol, handebol.
Para Volp e Gaspari (2014), um dos deveres da Educação Física é, pelo menos, apresentar aos alunos a história da dança, como cultura de movimento corporal e dar a base para esse conhecimento no geral.
Existe ainda um preconceito na sociedade de que, a dança é destinada apenas para as meninas, criando-se assim, uma barreira em desenvolvê-la nas aulas de Educação Física. Faz-se necessário entender que, a dança é para todos, independente do gênero.
É necessário que a criança se movimente livremente, com alegria, demonstrando envolvimento, prazer em cada movimento realizado. Esses movimentos realizados através da emoção podem expressar sentimentos reprimidos, porém verdadeiros, por meio da dança totalmente desenvolvida (MOREIRA, 2009).
É importante ressaltar que, na maioria das escolas, os professores não trabalham o conteúdo de dança nas aulas de Educação Física, e quando o fazem, não conseguem despertar o entusiasmo e interesse dos alunos, pois geralmente, essa aplicabilidade se resume em uma simples coreografia para ser apresentada numa data festiva, como um espetáculo.
Conforme Ferrari (2003, p.1) “A dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte”.
Justificativa
É na escola, desde os primeiros anos de ensino, que a dança deve ser trabalhada nas aulas de Educação Física, possibilitando ao aluno uma vivência de diferentes práticas corporais. Com a dança, é possível que aprendam a explorar e desenvolver os seus movimentos através de expressões, ritmos e comunicações, contribuindo com o desenvolvimento geral da criança.
Cunha (1992, p.13) faz uma observação sobre a importância da dança como prática pedagógica: “Acreditamos que somente a escola, através do emprego de um trabalho consciente de dança, terá condições de fazer emergir e formar um indivíduo com conhecimento de suas verdadeiras possibilidades corporais-expressivas”.
Outro ponto que chama a atenção, é que vivemos em um país onde a diversidade cultural da dança é muito grande e ao mesmo tempo, não é muito trabalhada nas escolas.
Para Ferreira (2009, p.11) “A dança na escola pode contribuir para que os educandos adotem atitudes de valorização e apreciação das manifestações expressivas e culturais brasileiras”.
Objetivo
Os objetivos desta pesquisa estão em analisar como o educador da área da Educação Física pode trabalhar com a dança nas atividades escolares.
Metodologia
Todo o projeto está sendo desenvolvido a partir de levantamento bibliográfico.
Referências Bibliográficas
CUNHA, M. Aprenda dançando, dance aprendendo. 2. ed. Porto Alegre: Luzatto,1992.
FERRARI, G. B. Por Que Dança na Escola? Disponível em: http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/textos/porque_danca_na_escola.pdf, acesso em: 18 de março 2021.
FERREIRA, V. Dança escolar: um novo ritmo para a Educação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2009.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
...