A Ergoespirometria ou Teste Cardiopulmonar
Por: Sumaia Miquetti • 30/11/2018 • Relatório de pesquisa • 518 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Ergoespirometria ou Teste Cardiopulmonar
O que é? Como é feito?
O teste consiste em submeter o individuo a um exercício de intensidade gradativamente crescente, habitualmente através de esteira ou bicicleta estacionaria até a exaustão ou surgimento de sintomas e/ou sinais de limitações. A analise gasométrica é realizada com auxilio de máscara facial ou sistema bucal utilizado durante o teste. O paciente e monitorizado durante todo o exame com eletrocardiograma, oximetro de pulso e medidas de pressão arterial. Neste exame se mensura a ventilação (VE), o consumo de oxigênio (VO2), a produção de gás carbônico (VCO2) e as demais variáveis.A análise integrada dos dados permite a completa avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e metabólico no esforço. Diferentemente do teste ergométrico que avalia de forma ampla o funcionamento cardiovascular durante um esforço físico. Onde é observado sintomas, comportamentos da frequência cardíaca, pressão arterial e eletrocardiograma, antes, durante e depois do esforço.
Indicações:
Auxilia no esclarecimento de sintomas como falta de ar, cansaço e fadiga, podendo diferenciar, pela análise de diversas variáveis, os mecanismos responsáveis por eles, sugerindo origem cardíaca, pulmonar ou muscular. Também pode ser de grande aplicabilidade na avaliação prognóstica em cardiopatas, pneumopatas e em pré operatório como também avaliação para transplante, além de auxiliar na prescrição mais criteriosa do exercício em sujeitos normais, em atletas, em cardiopatas e em pneumopatas.
• Atualmente é muito popular na área de medicina do esporte por auxiliar na avaliação de atletas amadores e profissionais, excluir doenças que possam colocar em risco sua saúde e fornecer parâmetros que colaboram para a melhora do desempenho esportivo.
Contra indicações:
Infarto agudo do miocárdio nos primeiros 2 dias , Angina instável .Arritmia complexa não controlada ,Estenose aórtica grave sintomática ,Insuficiência cardíaca descompensada, porque essas condições aumentam muito o risco de complicações.
Riscos:
Em geral é um exame seguro. Como complicações simples e passageiras o paciente pode apresentar tonteira e dispneia. Como complicações mais graves, excepcionais, podem ter parada cardíaca durante o exame.
Duração:
A duração total do teste, varia normalmente entre 8 e 12 minutos, seguindo-se um protocolo individualizado, com incremento progressivo do esforço, sempre acompanhado por um médico especializado.
Antes de fazer o exame siga as instruções:
1) Não use creme, gel ou óleos na pele;
2) Use roupas confortáveis para exercício físico;
3) Não fume por 2 horas antes do exame;
4) Não faça o teste em jejum;
5) Não pratique nenhum exercício físico nas 12 horas que antecedem o exame.
Sobre o teste ergométrico convencional e o teste cardiopulmonar de esforço (ergoespirometria),
...