A Ginastica Academia
Por: Rafawells • 25/6/2022 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
As capacidades físicas de um modo geral podem ser aprimoradas e treinadas e de um modo geral estão presentes em todas as atividades físicas. Segundo Zahkharov, podemos destacar 5 capacidades físicas envoltos a ginástica de academia (resistência, força, velocidade, flexibilidade e coordenação), porém Tubino vai além e considera mais alguns aspectos que devemos destacar (equilíbrio, agilidade, descontração e ritmo). Além disso Barbanti ainda salienta que, as capacidades físicas são atributos que permitem o desenvolvimento do indivíduo e tratam-se de características físicas e psíquicas hereditárias aprendidas.
Tendo isso, podemos citar a definição de algumas capacidades físicas segundo solicitado:
- Agilidade
Trata-se da capacidade de mudar a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível. Importante salientar que existe a necessidade do uso da velocidade nessa capacidade física.
Uma prática comum para o aumento da agilidade seria o shuttle run, ou o mais conhecido como suicídio, delimita-se 2 pontos em um local espaçoso e os atletas ou alunos correm de um ponto ao outro predefinido. Quando o ponto é alcançado o mesmo toca o chão e muda-se a trajetória afim de ir até o outro ponto e da mesma forma tocar o chão novamente.
- Flexibilidade
É a capacidade do corpo de atingir grandes amplitudes de movimento através de condicionamento e treino.
Um exercício que proporciona aumento de flexibilidade seria a abertura de pernas com flexão lateral. Senta-se no chão e abre as pernas o máximo possível elevando o braço direito sobre a cabeça dobrando o corpo e tentando tocar o pé esquerdo com sua mão direita. Mantenha contraído na amplitude máxima possível por pelo menos 15 segundos e depois troca-se o lado. Repetir o exercício pelo menos 3x de cada lado.
- Velocidade
É a capacidade de executar o exercício ou movimento no menor tempo possível.
Um exercício interessante para se aumentar a velocidade seria a corrida com resistência. O atleta ou aluno tenta correr na maior velocidade possível enquanto o treinador ou instrutor com auxílio de uma fita elástica posicionada ao redor da cintura do envolvido exerce resistência contraria ao movimento executado.
- Resistência
Falamos de resistência quando tratamos da capacidade física do aluno ou atleta resistir a fadiga.
Não podemos deixar de citar a corrida como atividade aeróbica para melhoria de condicionamento. Com a evolução e treino dessa modalidade poderemos exercitar todo o corpo além de promover melhorias no sistema cardiovascular e respiratório.
- Força
A força seria o incremento de tensão muscular em determinado grupo recrutado, ou seja, através de exercícios direcionados cria-se o aumento de potência e força no movimento.
Um exercício interessante e muito utilizado em academias para aumento de força é o supino reto, porem podemos destacar o método de aceleração compensada que consiste em realizar os movimentos com explosão.
...