A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Por: sandryane • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 609 Visualizações
SANDRYANE PLEUTIM AMARILHA (8013465)
Licenciatura em Educação Física
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Tutor: Profª Ms. Raquel Daffre de Arroxellas
Centro Universitário Claretiano
CAMPO GRANDE - MS
2016
TÍTULO DO ARTIGO
Entregar até dia 04/07
Podemos compreender que a educação física se insere na educação infantil pelo fato de proporcionar as crianças uma forma de aprendizado mais lúdica e harmoniosa
Deve conter uma frase sobre a introdução do artigo, uma frase sobre a justificativa, uma frase com o objetivo, uma frase sobre a metodologia, uma frase sobre a discussão e uma frase sobre a conclusão. O parágrafo deve conter de 100 a 300 palavras.
Palavras-chave: de 3 a 5 palavras que representem o tema do artigo
- INTRODUÇÃO
A legislação da educação brasileira é baseada em três níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A educação infantil é o nosso foco no presente artigo, no qual se refere às creches e pré-escolas com crianças de 0 a 6 anos de idade. Conforme é encontrado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB9394/96.
A escola infantil é, portanto, conforme nossa compreensão, um lugar de descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais, sociais e educativas, através da inserção da criança em ambientes distintos dos da família. Um espaço e um tempo em que sejam integrados o desenvolvimento da criança, seu mundo de vida, sua subjetividade, com os contextos sociais e culturais que a envolvem através das inúmeras experiências que ela deve ter a oportunidade e estimulo de vivenciar nesse espaço de sua formação. (Basei, 2008).
Compreende-se então que a educação física se insere na educação infantil, pois proporciona uma diversidade de aprendizado e experiências com o corpo, materiais de interação social, onde descobrem seus próprios limites e enfrentam grandes desafios, relacionando-se com colegas e professores, entre ouras situações voltadas ao desenvolvimento das capacidades afetivas e intelectuais das crianças.
O artigo tem como proposta utilizar a educação física como meio de desenvolvimento corporal e intelectual das crianças, colaborando com a promoção de saúde fazendo as crianças mais ativas e menos propensas ao sedentarismo.
Podemos definir que o Ensino de Educação Física é de suma importância para o desenvolvimento integral do educando. E que ainda necessita uma mobilização social e cultural para que o reconhecimento da importância da Educação Física aconteça de forma capaz de ajudar na saúde e equilíbrio do corpo e da mente.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 A importância da atividade física na infância
O objetivo principal da atividade física na infância é de habituar e promover o interesse pela atividade física, e não treinar visando o desempenho. Portanto, deve-se priorizar a inclusão da atividade escolar no cotidiano e valoriza-la para que seja estimulada para toda vida, de forma agradável e prazerosa, integrando e não discriminando os menos aptos.
A atividade física para as crianças favorecem no crescimento e desenvolvimento, melhoram a autoestima, ossos músculos e articulações ficam mais fortes, melhoram a postura e o equilíbrio, melhora a interação social com os colegas, melhoram o foco e concentração nas aulas, aprendem novas habilidades enquanto se divertem, mantem uma faixa de peso saudável e consequentemente tem um bom coração.
A função pedagógica tem como finalidade proporcionar estímulos auxiliares e ajudas externas colaborando com movimentos que não se dão naturalmente. Tendo que partir de um processo socioeducativo, permitindo que a criança tenha acesso a elementos de cultura universal, trocando experiências com outras crianças com mediação do professor, para que se possa construir e elaborar hipóteses para compreensão e intervenção do processo de desenvolvimento e aprendizagem significativo para o aprendizado.
É interessante ressaltar que as vivencias praticas dentro das aulas de educação física escolar, por si só, não são eficazes para a manutenção ou melhora da aptidão física. (Guedes, 1997).
A competição desportiva pode trazer benefícios educacionais e de socialização, uma vez que proporciona experiências de atividade em equipe, colocando a criança em situações de vitória ou derrota. Entretanto, quando as cobranças por parte de pais e treinadores são excessivas, pode trazer consequências indesejáveis, como o receio pela atividade física. Por essa razão é importante oferecer alternativas para a pratica do esporte, priorizando os interesses individuais e o desenvolvimento das habilidades motoras, assim, despertando talentos.
Quanto maiores forem as oportunidades de descobertas que o professor oferecer para a criança, maiores são as chances de um desenvolvimento harmonioso e compatível com suas capacidades, desencadeando atividades prazerosas e significativas que serão levadas
2.2 Contribuições da atividade física dentro da escola
A educação física é oferecida na escola há muitos anos, e os objetivos definidos eram voltados para a construção de uma cultura que levasse o aluno a entender a importância da pratica.
As atividades físicas vivenciadas na infância e na adolescência são como importantes colaboradores no desenvolvimento de atitudes e hábitos que podem auxiliar na escolha de um estilo de vida ativo fisicamente na idade adulta. É na escola que se deve construir uma vida ativa e que contribua para a construção de uma cidadania plena. A disciplina tem a vantagem de trabalhar diretamente sobre a plenitude do desenvolvimento humano, não se limitando apenas as praticas esportivas de grande rendimento.
O Professor Alfredo acrescenta: “No campo da saúde, a Educação Física Escolar apresenta um aspecto extremamente produtivo, que é o preventivo, pois quanto mais precocemente o corpo for trabalhado com uma visão global, certamente estaremos prevenindo muitas enfermidades, principalmente as relacionadas aos problemas psicossociais.”.
O professor deve englobar os alunos de forma prazerosa e comunicativa, sem discriminação dos mais hábeis aos menos hábeis, atléticos aos obesos e também alunos com alguma deficiência, promovendo o bem estar e saúde, promovendo interação social e comunicativa para os alunos.
...