A importância da leitura no desenvolvimento infantil
Relatório de pesquisa: A importância da leitura no desenvolvimento infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Graci39 • 24/6/2013 • Relatório de pesquisa • 6.248 Palavras (25 Páginas) • 884 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
RESUMO
Este artigo destina-se ao relato das ações do projeto de intervenção que se desenvolveu na Escola, com o tema a importância da leitura no desenvolvimento infantil. Fez-se um diagnostico de leitura e escrita e detectou-se um grande número de crianças não alfabetizadas. Decidiu-se fazer o reforço escolar com todos os alunos não alfabetizados no contra turno. Foi realizada uma analise da distorção idade/serie e foi detectada que havia um número suficiente para se ciar uma turma de alfabetização. A leitura é um ato que deve ser incentivado por todos os seguimentos como: família, escola e professores, de forma divertida e prazerosa. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou compreender o processo de leitura e produção de textos, incentivando os demais profissionais para aumentar o repertório de aprendizagem buscando alternativas para ler e escrever dos alunos não alfabetizados de todas as turmas. Não obtendo um resultado satisfatório, é preciso repensar o processo de alfabetização, rever metodologias. Ao final deste trabalho conclui-se que, por ser a leitura um processo de compreensão do mundo, das pessoas e das coisas, é importante que no processo de alfabetização das crianças crie-se um clima em sala de aula e em sua própria casa para a aprendizagem da leitura.
Palavras - chave: Família. Escola. Desenvolvimento Infantil
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento infantil é marcado pela alfabetização, onde a mesma pode ser entendida como um processo a que passa o ser humano na busca de aprender a codificar palavras. Essa codificação e decodificação só são possíveis através do ato de ler, pois a aprendizagem surge juntamente com a leitura.
A escolha do tema veio da necessidade de trabalhar a alfabetização dos demais alunos de outras séries. Levantou-se a problemática que norteia o presente trabalho: como o ato de ler pode contribuir para o desenvolvimento infantil?
Desta maneira, buscou-se realizar um trabalho que abordasse a “importância da leitura no desenvolvimento infantil.” Realizaram-se leituras bibliográficas sobre o assunto, onde se levantou pontos importantes e frente a estes se realizou uma interpretação sempre baseado em autores que estão descritos na referencia bibliográficas do presente trabalho.
Colocou-se como objetivo desse trabalho priorizar o estudo sobre a importância da leitura no desenvolvimento da criança assim como a relevância do educador de facilitar o processo de aquisição da leitura no desenvolvimento infantil.
Garcia (2001) coloca:
3
No processo de alfabetização das crianças, é mais importante
o clima que se cria em sala de aula para a aprendizagem da leitura e
da escrita. Isto é o que denominamos ambiente alfabetizador. A leitura e a
escrita podem ser trabalhadas de forma lúdica e criativa. Brincando com
a palavra, a criança incorpora-a a sua realidade e utiliza-se dela para
expressar-se e comunicar-se. (GARCIA, 2001, pág. 63)
2 LEITURA: um processo complexo
Os professores envolvidos nesta problemática desenvolveram ações que facilitaram o aprendizado da criança, aulas diferenciadas como: confecções de livros, reforço escolar, dramatização, dia “D” da leitura, cantinho da leitura, biblioteca noturna e atividades lúdicas.
Não havendo livros de literatura infantil adequados na biblioteca da escola buscou-se parceria com a Biblioteca Municipal, motivando e incentivando os alunos a lerem e fazerem o reconto da história, no dia “D” da leitura, os alunos participaram de várias formas de leitura, assim como no cantinho da leitura.
Com a adesão ao Circuito Campeão, os professores estão só com vinte horas em sala de aula. Com o dinheiro do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) adquiriu-se diferentes materiais didáticos que veio dar suporte a prática pedagógica, subsidiando o reforço escolar.
Freire (2006) coloca que a alfabetização enquanto ato de conhecimento e ato criador, o processo de alfabetizar tem, no alfabetizando, o seu sujeito. O fato de ele necessitar da ajuda do educador, como ocorre em qualquer relação pedagógica, não significa dever a ajuda de o educador anular a sua criatividade e a sua responsabilidade na construção de sua linguagem escrita e na leitura desta linguagem. Em suas próprias palavras, Freire (2006, p. 19) coloca que “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.
De alguma maneira, porém, pode-se ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por certa forma de escrevê-lo ou de reescrevê-lo, quer dizer, de transformá-lo através de nossas práticas conscientes.
Pode-se dizer que a leitura é um processo complexo devido à mesma preceder algumas exigências básicas, como por exemplo, saber interpretar os códigos das palavras, ou seja, é saber tanto codificar como decodificar palavras para posteriormente saber ler e interpretá-las.
4
Garcia (2001) coloca:
O processo de aquisição da leitura e da escrita implica uma concepção da linguagem como mediadora da relação ação/interação dos sujeitos na vida social. Portanto, a alfabetização, como uma
...