A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO OU RECUPERAÇÃO DA SAÚDE AOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL
Por: Inaiza Ferreira • 26/10/2015 • Projeto de pesquisa • 846 Palavras (4 Páginas) • 414 Visualizações
NILTON CEZAR CABREIRA DA SILVA
R.A. 1171512
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO OU RECUPERAÇÃO DA SAÚDE AOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL
CAMPO GRANDE – MS
2015
1 – INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos muito tem se falado sobre atividade física e os inúmeros benefícios que sua prática regular traz para saúde. Não é hoje, também, que a condução de um estilo de vida com uma rotina saudável, apresenta benefícios imensuráveis para os que necessitam recuperar-se, manter-se ou prevenir-se acerca de algumas doenças, ou como é o foco do presente trabalho: prevenir-se, manter-se ou recuperar-se em relação a hipertensão arterial.
As doenças denominadas crônicas dentre elas, com foco à hipertensão arterial, são responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de óbitos anuais. Especificamente a Hipertensão Arterial, tem quase a sua totalidade de casos associados à obesidade, estresse emocional, níveis dietéticos elevados de sal, gordura além da pouca ou nenhuma prática de atividade física.
Sabendo que a atividade física atua como uma medida distinta do uso de medicamentos, que ajuda a controle do peso corporal, contribui para os ossos, articulações e músculos mais sadios, diminui sintomas de ansiedade e depressão e ajuda no aumento da autoestima.
É nesse sentido, que esse projeto busca trazer alternativas que fujam à rotina, trazendo a prática de atividades aos que antes encontravam-se sedentários e, sobretudo, visando uma significativa melhoria na qualidade de vida.
2. JUSTIFICATIVA
Com as facilidades trazidas pelo chamado mundo moderno, estamos sempre às voltas de vários fatores de risco à saúde. Assim, o sedentarismo, causa grande impacto sobre a vida das pessoas. O objetivo deste trabalho é verificar a importância da atividade física diária como forma para auxiliar no controle e prevenção da hipertensão arterial. Desta feita, verifica-se a uma necessidade urgente de aplicação de programas que visem a um estilo de vida mais ativo e mudanças comportamentais.
3. PÚBLICO ALVO
Portadores de Hipertensão Arterial e grupos de risco, tais como, familiares daqueles já diagnosticados com a doença, indivíduos que apresentem um estilo de vida alheio a prática de atividades físicas e que apresentem outras doenças que possam conduzir à hipertensão arterial.
4. OBJETIVOS
4.1 - Promover a prática de atividade física, estimulando o público alvo a realizá-los
4.2 - Minimizar ou zerar a taxa de incidência da hipertensão arterial a partir da realização de exercícios diários.
4.3 – Propiciar àqueles já diagnosticado com a hipertensão arterial, seu controle através da pratica regular de atividades físicas e com isso propiciar uma melhor qualidade de vida
5. METODOLOGIA
O trabalho realizado de forma rotineira, através da prática inicial de exercícios leves, tais como caminhadas de curta distância em pequenos grupos, visa trazer motivação para vencer o desafio e adotar atitudes de mudanças de hábitos de vida.
É sabido, também, que a atividade física diária é somente um dos elos que levam à prevenção ou controle da hipertensão arterial. Contudo, por mais que o trabalho de vários profissionais seja necessário, não se pode negar que a influência do profissional de educação física e de suma
...