Matemática Ciência e Aplicações
Por: luis augusto azarias • 25/11/2019 • Artigo • 7.201 Palavras (29 Páginas) • 748 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
MEMORIAL DA DISCIPLINA
LAVRAS
2019
Discente: Gustavo de Oliveira
Curso: Licenciatura em Matemática
Disciplina: Conceitos Fundamentais da Matemática
Docente: José António Araújo Andrade
CONCEITOS FUDAMENTAIS DA MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO, CONCEITO DE NÚMERO, FUNÇÃO E LIMITE
LAVRAS
2019
SUMÁRIO
- Apresentação ................................. 04
- Introdução ...................................... 05
2.1 O método materialista histórico ........ 05
2.2 A teoria histórico-cultural .................. 06
2.3 Atividade Orientadora de Ensino ...... 07
2.4 O conceito de medida ....................... 07
- Conceito de Número ...................... 09 - 11
- Conceito de Função ....................... 12 - 24
- Conceito de Limite ........................ 25 - 28
- Conclusão ...................................... 29
- Referências Bibliográficas ............. 30
Apresentação
Neste memorial tem como objetivo apresentar a primeira parte da Introdução, que foi iniciada com base nos texto que foram discutidos em sala de aula, sendo quatro texto para o entendimento da disciplina e a percepção crítica dos autores que foram abordados nos seguintes textos: “O materialismo histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade”, “Vygotskt, Leontiev, Davydov – três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural”, “ A escola de Vygotsky e a educação escolar” e por último “ A atividade de ensino como ação formadora”; e também o modelo de mapa conceitual mostrando os fatores a respeito do materialismo histórico-dialético, ressaltando tópicos importantes para compreensão de estudo.
Na segunda parte tivemos como estudo o livro “Conceitos fundamentais da Matemática, B. J Caraça”, sendo dividido em três conceitos: Número, Função e Continuidade.
Neste memorial iremos abordar os três capitulo, no primeiro capítulo, intitulado Números, somos conduzidos para problemas de contagem, e medida, do campo real e dos números relativos. No segundo capítulo, que Caraça intitula “Pequena digressão técnica”, aprofunda o estudo de Funções, e por fim, na última parte a designação genérica é a Continuidade e aqui são tratados assuntos como as séries, os limites e os infinitésimos.
Introdução
O método materialista histórico dialético
Texto: O método materialista histórico dialético: Alguns apontamentos sobre a subjetividade.
O texto trata da exposição de alguns aspectos do método materialista histórico dialético e sua contribuição para o estudo da subjetividade. Apresenta definições epistemológicas e conceituais conforme tratadas por Marx e alguns comentadores. Na última parte é apresentado um esboço de uma psicologia marxista conforme proposta por autores soviéticos, sobretudo Vygotsky e como este autor incorpora o método dialético na análise dos fenômenos psicológicos.
Conceitos Marxista nesta perspectiva histórica:
- História.
- Dialética (Tese, antítese, síntese).
- Trabalho: Atividade humana, tendo como ideia a práxis.
- As categorias e a Lógica dialética. Esses dois conceitos estão diretamente interligados.
- Mapa conceitual a respeito do materialismo-histórico dialético
- Processos de significação.
- Zona desenvolvimento iminente.
- Atividade (Esta parte é onde o sujeito se propõe em resolver e pensar “ estar em atividade”, se envolvendo com a atividade, tendo como um problema e procurando a resolução.
Diante destes fatores podemos perceber que estão relacionados com o objetivo (conceitos).
- Trazer situações desencadeadora (estimular o aluno), pois o processo de aprendizagem ocorre socialmente.
- Desenvolvimento do pensamento teórico (avaliar os conceitos). Aprendizagem > Desenvolvimento.
- SDA (Situações desencadeadoras de aprendizado); este conceito relata os tópicos citados acima.
A teoria histórico-cultural
Texto: Vygotskt, Leontiev, Davydov – três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática.
Vygotsky, Leontiev e Davydov ofereceram um aporte teórico que demarca historicamente um enfoque diferenciado para a didática.
Neste texto foram apresentadas algumas de suas principais contribuições, especialmente em relação aos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Cabe agora uma breve reflexão acerca da presença da abordagem histórico-cultural em nosso meio. As formas de recepção das ideias da teoria histórico-cultural no Brasil, sem dúvida, se refletem no trabalho dos professores na sala de aula. Decorre daí a importância de se verificar quais, e de que forma, essas ideias entram nas propostas curriculares oficiais, nas publicações, nas ementas e na abordagem teórica utilizada pelos professores formadores, especialmente nos cursos de formação de professores.
Muitos estudos confirmam a permanência da impregnação da pedagogia tradicional, ainda que na sua forma degradada, nos pressupostos e nas práticas dos professores.
- Lógico-Histórico > Mediação > SDA (situações desencadeadoras de aprendizado)
- Nexos conceituais: Um conjunto de ideia cuja síntese e o conceito em estudo. Ex: Números: Livro didático (5ª série) não trabalha com números negativos; uma percepção Lógico-Histórico.
- Elementos pedagógicos tencionadores: Visa trabalhar um conceito; “negar” uma conta sabendo que há uma possível resolução.
- Desencadear as atividades para incentivar os alunos.
...