A POPULARIZAÇÃO DAS CORRIDAS DE RUA DE CUIABA – MT: os riscos de lesões em atletas amadores
Por: maximogattass85 • 25/4/2019 • Ensaio • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITARIO
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADO
A POPULARIZAÇÃO DAS CORRIDAS DE RUA DE CUIABA – MT: os riscos de lesões em atletas amadores
POR
MÁXIMO JOSE GATTASS BATISTA
VARZEA GRANDE/OUTUBRO 2016
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITARIO
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADO
A POPULARIZAÇÃO DAS CORRIDAS DE RUA DE CUIABA – MT: os riscos de lesões em atletas amadores
POR
MÁXIMO JOSE GATTASS BATISTA
PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO
NA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO
DE CURSO I
NO CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FISICA
PELO JAQUELINE MENDES
ORIENTADO PELA PROFESSORA
MARILENE (SOBRENOME)
VARZEA GRANDE/OUTUBRO 2016
“O homem foi feito para correr.
As crianças são prova disso:
Nem bem aprendem a andar e já querem sair correndo.”
(SILVA, Mario Sérgio de Andrade)
Sumário
INTRODUÇÃO 5
JUSTIFICATIVA 6
OBJETIVOS 7
Gerais 7
Especifico 7
METODOLOGIA 8
CONCLUSÃO 9
CRONOGRAMA 10
REFERENCIAS 11
INTRODUÇÃO
O ato de correr é algo natural do ser humano, que nem bem sabe andar e já quer sair correndo. O correr nos acompanha desde os tempos primórdios da transição do macaco para o bípede. A corrida de rua teve seu grande boom no início dos anos 70 nos EUA, onde aproximadamente existiam 100 mil corredores. Em 2001 295 mil pessoas corriam maratonas nos EUA, já em 2011 esse número quase dobrou, saltando para 525 mil maratonistas. Na maratona de Nova York que iniciou com apenas 127 corredores na sua primeira edição, hoje tem seu número de vagas em 40 mil inscritos e é uma das maratonas mais concorridas do mundo, tendo até um critério de seleção e fila de espera para participar da mesma.
No Brasil a corrida teve seu boom nos anos 90 em São Paulo, onde as principais provas eram as mais curtas: 5, 10, 15 e 21km. Mas seu grande boom foi em 2005 onde as cidades começaram a inserir a corrida nos projetos de saúde e qualidade de vida. Entre os anos de 2005 e 2008 houve um aumento de inscritos nas corridas de rua em São Paulo, chegando a ter mais de 40 mil novos inscritos a cada ano. Nos EUA como foi dito anteriormente as inscrições são muito disputadas, Nova York chega receber mais de 90 mil pedidos de inscrições para somente 40mil vagas.
JUSTIFICATIVA
Com o aumento das provas de corrida de rua em Cuiabá nota-se que há um certo despreparo e um descaso dos atletas amadores com os riscos que uma corrida não orientada pode oferecer. Em decorrência desse despreparo muitos atletas sofrem lesões como a Canelite e a Fascite Plantar. Buscando orientar esses atletas a ao menos reduzir essas lesões, esse atleta poderá procurar orientação de um profissional de educação física especializado em corrida, uma assessoria esportiva ou um grupo de corrida desde que o mesmo tenha um educador físico. Ao serem orientados obterão resultados satisfatórios não só na redução das lesões mas na sua performance como corredor bem como na sua saúde e qualidade de vida.
OBJETIVOS
Gerais
Analisar as principais lesões em atletas amadores do sexo masculino entre 18 e 35 anos de idade e a popularização das corridas de rua.
Especifico
Identificar as principais lesões em atletas do sexo masculino com idade entre 18 a 35 anos em Cuiabá – MT.
Correlacionar se o aumento do número de corridas de rua em Cuiabá influencia no surgimento de lesões em atletas amadores.
METODOLOGIA
TIPO DE PESQUISA: Pesquisa de natureza quantitativa na forma descritiva
PARTICIPANTES: A pesquisa será realizada com aproximadamente 80 participantes do sexo masculino entre 18 e 35 anos de idade e os mesmos terem participados de no mínimo duas provas e ter obtido algum tipo de lesão.
LÓCUS: Os dados serão coletados na cidade de Cuiabá – MT, mais precisamente nos shoppings da cidade, durante a retirada dos kits das corridas pelos atletas.
INSTRUMENTOS: Será aplicado um questionário com perguntas abertas para levantar dados de quais tipos de lesões esse atleta já teve, se procurou um profissional antes de iniciar a atividade e se após detectar a lesão buscou ajuda especializada.
PROCEDIMENTOS: Utilizaremos uma carta de apresentação aos atletas para conscientiza-los dos objetivos da pesquisa.
O estudo avaliará aproximadamente 80 atletas amadores entre 18 e 35 anos do sexo masculino que correm provas de 5 e 10 km na cidade de Cuiabá-MT. Como critério de exclusão participarão apenas atletas que sejam amadores e que tenham participado de no mínimo duas provas de corrida anteriormente. A entrevista com os atletas será realizada no local de retirada dos kits da prova (normalmente nos shoppings da cidade) nos dias que antecedem a prova. Os atletas assinarão um termo de consentimento Livre e Esclarecido, contendo todas as informações do estudo que estará sendo realizado. Aplicaremos um questionário com perguntas abertas para que o entrevistado responda.
...