TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Plataforma vibratoria

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Os primeiros objetivos do exercício vibratório é melhorar a flexibilidade e aperfeiçoar a contração muscular.

O exercício vibratório consiste na realização de exercício numa plataforma oscilatória, a qual transmite estímulos mecânicos á zona anatômica em contato com a plataforma e que se propagam por todo corpo. À medida que a vibração atravessa o corpo ela vai sendo parcialmente atenuada pelos tecidos.

EFEITOS FISIOLOGICOS

Nos músculos a aplicação de vibração desempenha uma contração muscular reflexa, através do “reflexo tonico vibratório. Leva ao aumento de temperatura e melhora a circulação sanguínea. Foi ainda identificada a liberação de hormonas anabólicas após a exposição a vibração intermitente. A combinação destes efeitos pode contribuir para uma contração muscular mais vigorosa.

Nos ossos ocorre um aumento da densidade óssea.

Alguns trabalhos verificam melhora na composição corporal com protocolos de exercício vibratório nomeadamente perda de massa gorda e ganho de massa isenta de gordura.

O exercício feito numa plataforma vibratória aumenta o consumo de oxigênio e populações saudáveis jovens, idosas e com excesso de peso.

A vibração parece estimular os mecanoreceptores da pele contribuindo para um efeito analgésico.

Em resposta a vibração causada pela oscilação da plataforma os músculos contraem-se de forma quase “reflexa”, de forma a manter o equilíbrio e atenuar a transmissão da vibração. Sendo eficaz no equilíbrio.

A melhoria da flexibilidade após a exposição aguda à vibração parece resultar da ação  sinérgica do aumento da temperatura, diminuição do linear da dor e da inibição autogênica .

EFEITOS SECUNDARIOS E CONTRAINDICAÇÕES

A vibração corporal ocupacional pode ter efeitos deletérios na saúde, tais como: síndrome de vibração mão braço, degenerescência dos discos intervertebrais, alterações vestibulares, diminuição da acuidade visual e auditiva, entre outros. A vibração habitualmente utilizadas em protocolos podem ser nocivos para a saúde. Os efeitos acessórios mais comuns são: rash cutâneo nas pernas, prurido e parestesias nos pés, pernas e nariz, cefaleia, tonturas e enjoo.

CARACTERISTICAS DO EXERCICIO VIBRATORIO

        Uma plataforma vibratória consiste numa superfície oscilante que esta em contato com o corpo, barra de apoio para os membros superiores e uma painel de controle, onde se consegue alterar alguns parâmetros.

        Existem dois tipos de plataforma vibratória: as que oscilam verticalmente, de maneira síncrona, e as plataformas basculantes ou assíncronas, que deslocam para ambos os lados de um fulcro.

Deve-se quantificar a frequência em Hertz, ciclos por segundo, e a amplitude que é o deslocação máxima da plataforma em milímetros. Algumas plataformas adotam termos como velocidade ou amplitude alta ou baixa.

TIPOS DE EXERCICIOS

Podem ser realizados agachamentos, semi-agachamentos, lunge, exercícios para gêmeos, ortostatismo com oscilações rítmicas do suporte do peso do corpo. Podem ser feitas pequenas variações como exercícios isométricos ou dinâmicos, apoio bi ou unipoda, base de sustentação estreita ou alargada etc. podem ser usadas cargas adicionais de forma a aumentar a dificuldade do exercício.

Devem ser evitados exercícios realizados na posição de sentado ou com apoio dos membros superiores pelo risco de transmissão da vibração a coluna vertebral e a cabeça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com