A Psicologia Do Esporte No Tocante À Motivação De Pessoas Com Deficiência Física
Por: Stefanny Silva • 29/5/2023 • Projeto de pesquisa • 5.591 Palavras (23 Páginas) • 89 Visualizações
A PSICOLOGIA DO ESPORTE NO TOCANTE À MOTIVAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
RESUMO
Trata-se de estudo sobre o tema “A Psicologia do Esporte”, cuja delimitação temática se refere à motivação de pessoas com deficiência física. A Psicologia do Esporte versa sobre o estudo cientifico de pessoas e seus comportamentos dentro de um contexto esportivos e de exercícios e na aplicação prática desse desenvolvimento. O estudo sobre o tema se justifica a fim de compreender e auxiliar atletas de elite, crianças, indivíduos física e mentalmente incapacitados, idosos e praticantes em geral a alcançar o máximo de participação e desempenho, satisfação pessoal e desenvolvimento mediante as atividades. O objetivo do deste trabalho é analisar os efeitos de fatores psicológicos sobre a motivação de pessoas deficientes físicas. Para tanto, serão abordados conceitos e definições sobre a Psicologia do Esporte, aspectos gerais sobre a deficiência física, fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica que têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento.
Palavras-chave: Psicologia. Esporte. Motivação. Deficientes Físicos
ABSTRACT
This is a study on the theme “The Psychology of Sport”, whose thematic delimitation refers to the motivation of people with physical disabilities. Sport Psychology is about the scientific study of people and their behaviors within a sports and exercise context and the practical application of this development. The study on the subject is justified in order to understand and assist elite athletes, children, physically and mentally disabled individuals, the elderly and practitioners in general to achieve maximum participation and performance, personal satisfaction and development through activities. The aim of this paper is to analyze the effects of psychological factors on the motivation of disabled people. For that, concepts and definitions about Sport Psychology, general aspects about physical disability, fundamentals of Sport and Exercise Psychology will be approached. The methodology used in the research was the bibliographic one whose main purpose is to develop, clarify and modify concepts and ideas, in order to formulate more precise problems or searchable hypotheses for further studies. Of all types of research, these are the least rigid in planning.
Keywords: Psychology. Sport. Motivation. Physically handicapped
1.INTRODUÇÃO
O presente estudo traz como tema “A Psicologia do Esporte”, tendo por delimitação temática a abordagem referente à motivação de pessoas com deficiência física.
No Brasil, a psicologia do esporte tem sido considerada um ramo emergente da psicologia, tanto nos congressos científicos da psicologia quanto nas aulas de graduação. Quando consideramos a história da evolução dessa especialidade mostra que seu surgimento é semelhante ao de desenvolvimento da psicologia geral. Nesse sentido, para entender sua evolução, é necessário que entenda seu conceito, seu contexto histórico e seu estado científico atual. (VIEIRA, et.al. 2010)
A Psicologia do Esporte e do Exercício versa sobre o estudo cientifico de pessoas e seus comportamentos dentro de um contexto esportivos e de exercícios e na aplicação prática desse desenvolvimento. Os psicólogos do esporte e do exercício identificam princípios e diretrizes que os profissionais podem empregar para ajudar adultos e crianças a participarem e se beneficiarem de atividades esportivas e de exercício. (GILL E WILLIAMS, 2008)
A psicologia do esporte aplica-se a uma ampla parcela da população. Embora alguns profissionais a empreguem para ajudar atletas de elite a atingirem o desempenho máximo, muitos outros estão preocupados com crianças, com indivíduos física e mentalmente incapacitados, com idosos e com praticantes normais. Cada vez mais os psicólogos do esporte se concentram nos fatores psicológicos envolvidos no exercício e na saúde, desenvolvendo estratégias para encorajar pessoas sedentárias a se exercitarem ou avaliando a eficácia do exercício como tratamento para a depressão. (WEINBERG; GOULD, 2017)
A justificativa de se estudar sobre o tema é para compreender e auxiliar atletas de elite, crianças, indivíduos física e mentalmente incapacitados, idosos e praticantes em geral a alcançar o máximo de participação e desempenho, satisfação pessoal e desenvolvimento mediante as atividades.
O objetivo do presente estudo é analisar os efeitos de fatores psicológicos sobre a motivação de pessoas deficientes físicas. Para tanto, serão abordados conceitos e definições sobre a Psicologia do Esporte, aspectos gerais sobre a deficiência física, fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício, .
A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica que segundo Gil (2008) têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento.
2.PSICOLOGIA DO ESPORTE
2.1. Aspectos Históricos
A Grécia antiga é considerada o berço da Psicologia do esporte, porque existem filósofos, Aristóteles e Platão especularam sobre função perceptiva e motora do movimento através de conceitos de corpo e alma. Com isso, o desenvolvimento da psicologia do esporte se confunde com o desenvolvimento da psicologia geral, por causa de seu fundamento filosófico (BARRETO, 2003).
No final do século XVII e no início do século, habilidades motoras e processos fisiológicos, como tempo de reação, limiar determinação, atenção e sentimentos ocuparam os estudos do tempo no campo da psicologia aplicada no esporte (DAVIS, HUSS & BECKER, 1995).
Entre os estudos preambulares em psicologia do esporte, Fitz (1897) afirmou que o esporte (jogo) era um meio de se preparar para a vida, promovendo julgamento, capacidade de perceber condições corretamente e a capacidade de reagir ambiente em rápida mudança. O esporte tem sua importância destacada nos estudos desta especialidade, como a de Patrick (1903) e Hermann (1921), que declaram a permissão do desenvolvimento de hábitos e que os músculos são os mecanismos pelos quais quem imitação, obediência e personagem. Eles enfatizam que seria através do esporte que espírito, corpo e alma se manifestariam em situações reais. Kellor (1908) também defendeu que por atividade física não foi apenas construída um corpo forte, mas também um espírito forte.
...