A Relação da Educação Física Escolar, com os esportes
Por: Gleide Luzia • 6/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.498 Palavras (14 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SILVA,. Futsal e gênero na educação física escolar. 2017. 15p. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Sete Lagoas, 2017.
RESUMO
O assunto escolhido para estudo foi o gênero, relacionando-o com o contexto da prática do esporte coletivo futsal aulas de Educação Física. Durante a construção histórica das práticas corporais em nossa sociedade, foram rotuladas a tais atividades uma reprodução de papeis sociais, onde temos atividades consideradas masculinas, e outras femininas. As questões ligadas ao gênero se apresentam de forma taxativa durante as aulas de Educação Física, pois a mesma lida com a formação corporal do aluno, desenvolvendo-o de forma integral. Muitas atividades realizadas durante as aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Futsal. Gênero.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO.........................................................................................................03
1.1TEMA DO PROJETO............................................................................................03
- JUSTIFICATIVA...................................................................................................04
1.3SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA....................................05
1.4PROBLEMATIZAÇÃO..........................................................................................05
1.5OBJETIVOS..........................................................................................................05
2REVISÃOBIBLIOGRÁFICA.....................................................................................05 3METODOLOGIA......................................................................................................08
4TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA......................08
5CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................09
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...............................................................................11
- INTRODUÇÃO
A relação da Educação Física Escolar, com os esportes se faz presente desde a construção de sua legitimação, em tal âmbito como forma de disseminação de movimento corporal nas escolas. Dentre estes esportes coletivos temos o handebol, o voleibol, o basquetebol, o futebol, o futsal dentre outros.
Entretanto destas práticas referidas acima, o foco do presente estudo é o futsal, que é por muitas vezes o maior protagonista nas aulas de Educação Física, sendo que a problemática que será ressaltada é a sua inserção nas aulas de Educação Física, trazendo uma análise quanto a sua vivência a partir das questões de gênero, partindo-se do pressuposto que este desporto foi culturalmente rotulado e considerado um esporte masculino, o que consequentemente acarreta um certo afastamento das mulheres para com essa prática.
Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar e analisar a apropriação e participação de tal prática corporal fazendo um comparativo entre meninas e meninos, procurando atentar para a postura profissional do professor, como sujeito de papel ativo na desconstrução da rotulação de esporte masculino, e exclusão das meninas neste sentido.
Como se vê, a Educação Física no contexto escolar, perpassa por diversas problemáticas quanto ao seu processo de ensino/aprendizagem, reproduzindo muitas vezes papéis sociais construídos historicamente em nossa sociedade, baseada em um modelo no qual temos o homem com um grande poder em relação à mulher que é posta em um espaço desprivilegiado e inferiorizado, apesar dos avanços no decorrer dos anos.
- TEMA DO PROJETO
O tema e linha de pesquisa do trabalho proposto remetem-se as questões decorrentes das aulas de Educação Física, trazendo uma análise da prática do futsal, que é bastante difundida por todo o Brasil.
Todavia, tal analise traz uma reflexão acerca da participação de meninos e meninas em tal prática corporal, bem como a importância do papel do professor, e sua conduta pedagógica no sentido de se romper “pré-conceitos” perante tal atividade, que é entendida como espaço privilegiado de atuação masculina.
- JUSTIFICATIVA
A educação é um direito social, em sua maior amplitude, buscando possibilitar aos sujeitos de nossa sociedade, uma formação para o mundo do trabalho, e também humana. Desta forma, o cenário educacional vem sendo repensado enquanto uma problemática social, por se tratar de uma esfera social que sofre influências de diversas conjunturas.
A Educação Física no âmbito educacional, ao longo de sua afirmação e legitimação histórica percorreu por diversas vertentes e correntes teóricas, até os dias atuais. Neste sentido Kerne (2014, p.278) ressalta:
A Educação Física escolar no Brasil tem nos desportos coletivos o principal conteúdo de suas aulas, dentre os mais oferecidos estão o voleibol, futebol, basquetebol e handebol. Desta forma o futebol torna-se muitas vezes a ferramenta mais utilizada nas aulas de Educação Física, já que o Brasil é considerado o país do futebol.
Neste sentido, destaca-se o futebol, ou em específico o futsal, que tem uma ligação cultural com a história do Brasil. Todavia, dentro do contexto escolar, este esporte muitas vezes é visto como “rola bola”, em um tempo e espaço de predominância masculina e dos considerados mais aptos para tal prática.
Como se vê, o desenvolvimento desta pesquisa é importante para se ampliar novas ideias e conhecimentos dentro da área da Educação Física Escolar, bem como se repensar acerca das questões de gênero presentes na prática do futsal, que fazem parte de uma construção histórica da sociedade brasileira de forma geral, que sendo assim influenciou na percepção desta prática enquanto uma atividade rotulada para homens. Neste momento, a postura pedagógica do professor deverá ser efetiva, perpassando por todo o contexto desta problemática, como se nota em:
...