A capoeira como ferramenta para o desenvolvimento do sujeito
Por: 3094 • 19/3/2019 • Artigo • 771 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
NATAÇÃO NA ESCOLA: dificuldades encontradas por professores de Educação Física
Maria do Carmo Andrade Santos¹
Marcos Henrique Pereira dos Santos²
Mateus Castro de Santana³
Anderson Luis de Jesus Xavier
RESUMO
Ao analisar a prática pedagógica de alguns Profissionais de Educação Física, pôde-se perceber que alguns professores têm dificuldades em aplicar aulas de natação e outras modalidades esportivas em escolas, uns por falta de materiais adequados, outros por falta de arca bolso pedagógico, pois modalidades esportivas como futebol, futsal e queimada são bastante praticadas nas escolas fazendo com que alguns alunos demonstrem certa resistência em vivenciar modalidades que não estão acostumados, podendo alguns professores terem uma visão tecnicista sobre a natação ou ate mesmo não possuírem um domínio teórico/pratico da mesma. O presente estudo tem como objetivo discorrer acerca das dificuldades encontradas para o ensino de novas modalidades esportivas no contexto escolar, principalmente os esportes individuais como a natação. Para feição, foram feitas leituras de artigos científicos e livros de grandes pensadores contemporâneos que tratam com muita propriedade os assuntos destrinchados do tema proposto, além de estudo de caso. Assim, pretende-se discutir acerca dos benefícios da pratica da natação para o desenvolvimento motor e social dos alunos.
Palavras-chave: Educação Física; natação escolar; desenvolvimento motor e social.
INTRODUÇÃO
O meio aquático é um ambiente muito rico em possibilidades e variações de atividades que venham de encontro às necessidades dos alunos, além de proporcionar ao professor uma vasta gama de atividades e jogos para se trabalhar independentemente da faixa etária que se pretende trabalhar a natação, pois as atividades no meio liquido são prazerosas quando aplicadas de forma correta. Segundo DULCY, (1983) Apud LÉOPORE et al (1998), fala que, os aspectos motivacionais e propriedades terapêuticas da água estimulam o desenvolvimento da aprendizagem cognitiva e o poder de concentração, pois o aprendiz busca compreender o movimento de seu próprio corpo explorando as varias formas de se movimentar, adaptando suas limitações às propriedades da água. Baseia-se o presente trabalho na seguinte indagação: o que pode ser feito para tentar inserir a natação e outras modalidades individuais sem que haja repulsa por parte dos alunos?
DESENVOLVIMENTO
O esporte é uma forma de interação social independente de idade ou classe social, mas da mesma forma que ele pode incluir pode excluir, por isso cabe ao professor aplicá-lo da melhor forma, utilizando metodologias que se adequem a sua realidade escolar.
Segundo LADEWIG (2000), quando nos colocamos frente aos alunos para ensinar-lhes algo, necessitamos primeiramente avaliar o seu conhecimento prévio e observar o estagio em que se encontram, para então planejarmos as atividades. Logo na Educação Física escolar a maioria dos alunos já tem uma certa vivência em diferentes modalidades esportivas, devido
...