ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA SENSIBILIDA
Por: Jefferson Farias • 22/11/2022 • Monografia • 8.079 Palavras (33 Páginas) • 111 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA [pic 2]
JEFFERSON MAXWELL DE FARIAS SILVA
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE DOIS INTRUMENTOS NA IDENTIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR NA PRÉ PARTICIPAÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO
RECIFE/PE
2019
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 3]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA [pic 4]
JEFFERSON MAXWELL DE FARIAS SILVA
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE DOIS INTRUMENTOS NA IDENTIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR NA PRÉ PARTICIPAÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO
[pic 5]
RECIFE/PE
2019
JEFFERSON MAXWELL DE FARIAS SILVA
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE DOIS INTRUMENTOS NA IDENTIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR NA PRÉ PARTICIPAÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO
Trabalho de monografia apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, como requisito para a obtenção parcial do grau de Licenciada em Educação Física
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
Prof. Dr. Sérgio Luís Cahú Rodrigues
Orientador
_________________________________________________
Prof. Dr. Breno Quintella Farah
Examinador I
__________________________________________________
Prof. Dr. André Pirauá
Examinador II
RECIFE/PE
2019
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus pois sem ele nada disso seria possível.
A minha mãe, Marli Farias, pessoa a qual eu devo imensa gratidão pois só eu sei todos os sacrifícios que essa mulher fez em prol de mim, seu filho. Você foi essencial para que neste dia eu possa estar realizando esse sonho, do fundo do coração eu só tenho gratidão por tudo.
A minha noiva, Jaqueline Ramos, que sem sombra de dúvidas é parte fundamental desta conquista, obrigado por cada palavra de apoio em meu momento mais difícil, por sempre me manter firme quando eu pensei em desmoronar. Obrigado por me incentivar e me fazer ser melhor a cada dia.
Ao meu orientador Dr. Sérgio Cahú, que além de professor foi amigo e sem dúvida alguma foi a pessoa mais importante na minha graduação. Gratidão por todo puxão de orelha, por todo incentivo e por todas as oportunidades as quais você me proporcionou, pois foi você que me fez permanecer neste curso, foi quem me deu a oportunidade de estudar aquilo que eu mais queria na Educação Física: fisiologia e treinamento. É uma honra o ter como professor, orientador, parceiro de grupo e amigo.
Agradecer também ao Dr. Breno Farah, pelo ânimo e incentivo para o meio acadêmico e científico. Gratidão por abrir as portas da ciência por meio do PIBIC que foi de grande aprendizado, pela paciência e por sempre estar presente indicando a direção correta a seguir.
Ao professor André Pirauá, que foi de grande contribuição para a minha formação acadêmica por meio das reuniões do seu grupo de estudo, onde pude aprender um pouco mais sobre treinamento, criação de slides e formatação acadêmica (mendeley).
Ao projeto Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, que foi sem sombra de dúvidas uma grande oportunidade de aplicar tudo aquilo que eu via em teoria na prática.
Aos primos, que estão ao meu lado desde o início da minha caminhada na rural.
A minha dupla de três Ricardo Lima e Lucas Morais que desde o início desta jornada permaneceram juntos a mim em todos os momentos sejam eles dentro ou fora da rural, agradeço pela amizade de cada um que será para a vida.
A todos do grupo de pesquisa GPEFCE, pelas trocas de conhecimento e por todo o apoio mutuo durante a realização de nossas atividades.
Por último, quero agradecer a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Pró Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI) e a FACEPE a qual sem o incentivo essa graduação não seria possível.
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
Immanuel Kant
RESUMO
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares, Estudantes, Fatores de Risco
[pic 6][pic 7]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 7
2.1 Objetivo geral 7
2.2 Objetivo específico 7
3. REVISÃO DE LITERATURA 8
3.1. Doenças cardiovasculares 8
3.2. Hipertensão e fatores de risco para doenças cardiovasculares 8
3.3. Atividade física e inatividade física (conceitos e benefícios a saúde) 10
3.4. Aptidão para realização da prática de atividade física 10
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 13
4.1 Delineamento do estudo 13
4.2 Questões Éticas 13
4.3 População alvo, recrutamento e seleção dos sujeitos para compor o grupo amostral 13
5. Triagem 14
5.1 Avaliação da pressão arterial 14
...