ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÃO ESPECIAS
Por: totti_it • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 855 Visualizações
1) Mas, afinal, o que caracterizam os paradigmas histórico-sociais da exclusão, da se-gregação e da integração que, até hoje, influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos?.
O paradigma da exclusão é também conhecido como fase da negligência, e a sua característica mais marcante é a ausência de atendimento. Exclusão total é quando a pessoa não tem qual¬quer tipo de atendimento, em todos os sentidos relacionados às condições de vida, como saúde, educação, convívio social e moradia. A exclusão total é justamente a condição marcante na Antiguidade e no período pré-cristão, no que tange às pessoas com desenvolvimento atípico.
O paradigma da segregação marca o período histórico da Idade Média e parte da Idade Moderna, sofrendo grande influên¬cia tanto das concepções religiosas vigentes quanto do início dos estudos das ciências. Ainda que a Igreja nessa época atribuísse a ocorrência da deficiência à divindade, era comum o povo relacionar o nasci¬mento de pessoas com “deformidades” ao pecado, ou seja, a causas sobrenaturais, como se fossem seres possuídos por de¬mônios (CARMO, 1991).
A vigência do paradigma da integração teve origem em al¬guns países da Europa e nos EUA a partir de 1960, inicialmente no contexto escolar, impulsionado por movimentos sociais e leis que pleiteavam a algumas pessoas com deficiência os mesmos direitos de acesso a locais públicos e atendimento social e edu¬cacional que as pessoas com desenvolvimento típico. A Declara¬ção dos Direitos das Pessoas Deficientes, de 1975, caracteriza, talvez, o principal marco legal de início desse paradigma. Em seu artigo 3º, estabelece que as pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade e o direito de desfrutar uma vida decente, tão normal e plena quanto possível (MENDES, 2006)
2) Após fazer a descrição de cada paradigma, você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, re-creacionais, esportivas, escolares, culturais e da saúde. Dê exemplos especificando cada um deles, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acon¬tecendo.
Embora o paradigma da exclusão marque enfaticamente a época da Antiguidade, ainda hoje, infelizmente, há muitas pessoas em condições de exclusão nos mais diversos âmbitos possíveis de atendimento (neste caso, ausência de aten¬dimento), como, por exemplo, social, recreacional, esportivo, escolar, cultural e da saúde. Nos dias atuais, é possível verificar que há pessoas em condição de exclusão esportiva ou ao lazer, por exemplo. Considerando esta situação específica, uma crian¬ça com atraso no desenvolvimento da comunicação e que apre-senta comportamentos agressivos e auto lesivos provavelmente não tem acesso a clubes esportivos, academias, escolinhas de iniciação esportiva e, às vezes, isso não ocorre nem dentro de centros de atendimento especializado.
Devido a essa característica de separar as pessoas "anor¬mais" das "normais" é que se denominou este paradigma de pa¬radigma de segregação, que tem como sinônimos: separação, marginalização, distanciamento e isolamento. Mesmo que essas pessoas não tivessem atendimento edu¬cacional, as pessoas com desenvolvimento
...