Apostila xadrez
Por: berleids • 30/6/2015 • Abstract • 522 Palavras (3 Páginas) • 700 Visualizações
Noções Básicas
Para entender melhor as noções básicas de xadrez fiquem cientes de que:
T = Torre
C = Cavalo
B = Bispo
D = Dama (Rainha)
R = Rei
p = peão
Posição das Peças no tabuleiro:
Lembre-se: a posição correta do tabuleiro se da quando uma casa branca fica à direita de cada jogador.
Esquerda p direita:
Brancas ou Pretas:
T C B D R B C T
Movimento das Peças:
Torre: Movimenta-se na vertical e horizontal quantas casas quiser
Cavalo: O cavalo se movimenta formando um L, sendo que só se pode usar 3 casas, duas na horizontal e uma vertical ou duas na vertical e uma na horizontal.
Bispo Branco: Movimenta-se na diagonal branca
Bispo Preto: Movimenta-se na diagonal preta
Dama: Movimenta-se para todos os lados, vertical, diagonal horizontal.
Lembrando que a Dama anda quantas casas quiser
Rei: Movimenta-se para todos os lados, mas anda uma casa só
Peão: Movimenta-se só para frente, sendo que quando estiver saindo da primeira casa pode avançar duas casas. O Peão captura as outras peças na diagonal.
O tabuleiro é dividido em 64 casas. Da a1 a a8, b1 a b8, c1 a c8, d1 a d8, e1 a e8, f1 a f8, g1 a g8 e h1 a h8. Saber como anotar o jogo é essencial para um aprendizado mais rápido.
Observe:
a b c d e f g h
1 1
2 2
3 3
4 4
5 5
6 6
7 7
8 8
a b c d e f g h
Símbolos para jogadas:
Roque maior: 0-0-0
Roque menor: 0-0
Promoção de peão: = ,exemplo a8 = D(Dama).
En passant: e.p.
Captura de qualquer peça: x, exemplo: a4xb5.
Xeque: +
Xeque-Mate: ++
Observação: As letras correspondentes às peças devem ser escritas com letras maiúsculas e as correspondentes as casas com devem ser escritas com letras minúsculas. Exemplo: Da4
Quando se captura uma peça com o peão se anota a casa correspondente ao peão que vai capturar, o símbolo de captura e mais a casa correspondente à peça capturada. E quando ocorre uma captura com exceção do peão, anota-se o símbolo da peça que vai capturar, o símbolo de captura e a casa onde se encontra a peça a ser capturada.
Exemplos:
Peão: a4xb5
Outra peça: Dxd2, Bxc8, Cxf3
Lembre-se: O peão não tem símbolo próprio, quando ocorre uma jogada com peão anota-se somente sua casa de destino.
Jogadas Especiais
[pic 1]
Xeque Pastor:
É uma jogada de ataque, que do xeque-mate em 3 lances, e utiliza a Dama e o Bispo.
Uma Das Maneiras:
Brancas: e4
Pretas: e5
Brancas: Bc4
Pretas: a6
Brancas: Df3
Pretas: c5
Brancas: Dxf7++
Obs: Existe apenas uma maneira de dar-se o xeque-pastor, que tem como base os lances:
Brancas: e4
Brancas: Bc4
Brancas: Df3
Mas as entradas e lances feitos com outras peças podem ter destinos diferentes.
Xeque Patorinho
O xeque pastorzinho tem como base os mesmos fundamentos do xeque-pastor, a diferença é que é feito com as peças pretas:
Brancas: e4
Pretas: e5
Brancas: g4
Pretas: Bc5
Brancas: h4
Pretas: Df6
Brancas: h5
Pretas: Dxf2++.
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