As Atividades Aquáticas
Por: jessmelanie • 24/11/2020 • Seminário • 807 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA
Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda.
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
JESSICA PEDROSO CAMARGO
NADO CRAWL: SEQUENCIA PEDAGÓGICA, EXERCÍCIOS EDUCATIVOS.
Avaré – SP
2020
JESSICA PEDROSO CAMARGO
NADO CRAWL: SEQUENCIA PEDAGÓGICA, EXERCÍCIOS EDUCATIVOS.
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia, Teoria e Prática das Atividades Aquáticas para obtenção de nota no Primeiro semestre de 2020.
Prof. Mestre Luiz Carlos Alves
Avaré -SP
2020
NADO CRAWL - APRENDIZAGEM
PERNADA
1 - Os alunos deverão sentar na borda da piscina com os pés dentro d’água, movimentando os pés conforme orientado pelo professor.
2 - Após, os alunos dentro da água em decúbito ventral e segurando a borda da piscina realizarão as pernadas.
3 - Com os braços estendidos e com o auxilio de uma prancha os alunos deverão realizar as pernadas até o outro lado da piscina.
BRAÇADA
1 - Os alunos com os braços estendidos para frente e as mãos apoiadas na borda da piscina, deverão executar o movimento de braçada conforme orientado pelo professor, primeiro com o braço direito e depois com o esquerdo, alternando.
2 - Os alunos deverão realizar a mesma atividade acima só que com auxilio de uma prancha e em movimentação na água.
Duran (1996) destaca que a assimilação do movimento técnico deve acontecer de modo significativo, se relacionando com a realidade concreta da criança. Para isso, o professor deve criar situações que remetam as crianças à atividade cultural infantil, ou seja, utilizar o componente lúdico da cultura (o brincar, faz-de-conta) para que esta encontre significado em seu ato motor.
Seguem então, algumas propostas de brincadeiras e jogos que estimulam a realização dos movimentos necessários para o nado crawl. Brincadeiras pensadas de modo a entrar com a criança no seu mundo imaginário, onde ela se sente mais confortável e feliz, para então conseguir dela a maior satisfação e empenho possíveis.
Jogo 1 - Brincando de foguetes (SANTIAGO, 2005)
Objetivo: Melhorar a sustentação corporal promovida pela pernada do nado crawl.
Descrição: Imagina-se com as crianças um cenário espacial, onde elas são foguetes. O professor "enche os tanques" dos foguetes e, para testar se estão todos cheios, pede para as crianças baterem a perna, que simbolizará o motor da nave. Com o bater das pernas, as crianças farão viagens pelo espaço, e dirão o que encontraram.
Após a vivência, o professor deve questionar seus alunos sobre os resultados da atividade. Algumas crianças naturalmente se esforçarão mais que as outras, e terão resultados diferentes. Cabe aqui uma discussão sobre a relação força x movimento que influenciam na eficiência da pernada.
Nível: iniciante e intermediário.
Jogo 2 - Roda gigante (SANTIAGO,2005)
Objetivo: iniciar o movimento do nado crawl, estimulando a amplitude da braçada
Descrição: A criança coloca o rosto na água, e realiza a pernada de crawl. O professor ajuda a fazer o movimento da braçada de crawl, e conta para a criança que seus braços serão uma roda gigante. Para que a roda gigante seja legal, o aluno deve esticar bastante os braços em cima e em baixo.
A função do professor nesta atividade será a de questionar o aluno sobre a força aplicada na braçada. Quanto mais amplo o movimento, ele necessitará mais força, e deve perceber os benefícios disso.
...