BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM SEDENTARISMO
Por: PHELIPE_LAM • 22/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 952 Visualizações
Phelipe da Silva Vasco – RA 8038783
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM SEDENTARISMO.
Prof. Edson Donizetti Verri
Centro Universitário Claretiano
Barreiras
2018
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS 3
1.1 Objetivo geral 3
1.2 Objetivos especifico 3
2. METODOLOGIA 4
2.1 TIPO DE ESTUDO 4
2.2 DESCRIÇÃO DO LUGAR DA PESQUISA 4
2.3 POPULAÇÃO 4
2.4 AMOSTRA 4
2.5 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS 4
2.6 DESCRIÇÃO DA COLETA DE DADOS 5
2.7 DESCRIÇÃO PARA ANÁLISE DE DADOS 5
2.8 CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS SUJEITOS 5
2.9 ANÁLISE DE RISCOS EM RELAÇÃO AOS SUJEITOS DA PESQUISA.......6
3. CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1. OBJETIVOS
1.2 OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde.
1.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Reconhecer quais os benefícios do exercício físico para a qualidade de vida do individuo;
- Os benefícios do exercício físico em pessoas sedentárias;
- Verificar como acontece a adaptação dos ossos frente a um exercício físico.
2. METODOLOGIA
2.1 TIPO DE PESQUISA
Em relação à abordagem do problema o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativo-quantitativo.
Segundo Kauark (2010) a pesquisa qualitativa afirma que existe uma relação entre a realidade e o sujeito, um vínculo que não pode ser tirado, entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave.
2.2 DESCRIÇÃO DO LOCAL DA PESQUISA
A coleta de dados será realizada com praticantes de musculação de 1 academia na cidade de São Paulo. Foram aplicados 80 questionários.
2.3 POPULAÇÃO
A população do estudo constitui-se de aproximadamente 80 participantes. Os entrevistados foram de ambos os sexos.
2.4 AMOSTRA
O grupo de estudo foi compostos de 40 praticantes de musculação 40 e sedentários, de ambos os sexos, que concordarem voluntariamente em participar da pesquisa. Considerando todos os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. A seleção das pessoas de deu de forma aleatória.
2.5 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
Para Reconhecer os benefícios do exercício físico, o condicionamento físico de pessoas sedentárias e verificar como acontece a adaptação dos ossos frente ao exercício físico, foi utilizado como instrumento de pesquisa para a coleta de dados um questionário contendo 20 perguntas. As questões foram de múltipla escolha e permite ao avaliado escolher, se necessário, mais de uma opção para a mesma pergunta.
2.6 DESCRIÇÃO DA COLETA DE DADOS
O estudo cumpriu os princípios éticos para realização de pesquisas com seres humanos previstos na Resolução 466/12 do Ministério da Saúde do Brasil e os princípios contidos na declaração de Helsinque, além do atendimento a legislação vigente.
Foram realizados contatos com os indivíduos que formou o grupo de estudo para confirmar inicialmente se os mesmos se enquadram nos critérios de inclusão, após isso, foi definindo data e horário para explicar todos os procedimentos da pesquisa. Na data determinada foram esclarecidos os objetivos da pesquisa e aqueles que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido TCLE.
A coleta de dados foi realizada em um local combinado com o avaliado que garantiu o sigilo e conforto necessário para o preenchimento do questionário de avaliação, momento este em que os avaliados também assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido - TCLE. A mesma foi realizada individualmente e com a presença apenas do pesquisador responsável pelo projeto. A duração da coleta de dados será em média 10 minutos. Foram resguardados aos participantes o caráter confidencial e a privacidade, respeitando o anonimato das mesmas e o sigilo das informações coletadas.
2.7 DESCRIÇÃO DA ANÁLISE DOS DADOS
Após a coleta de dados os mesmos Foram tabulados em planilhas e foram apresentados em forma de frequência relativa e absoluta e também de gráficos.
2.8 CRITÉRIOS PARA INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS SUJEITOS
Foram incluídos no presente estudo aqueles:
- Praticantes de musculação;
- Pessoas sedentárias;
- Possuem entre 15 e 60 anos de idade;
- Aceitarem participar da pesquisa e assinaram o TCLE.
Foram excluídos os indivíduos que não compareceram às coletas de dados ou optaram em desistir da pesquisa, apresentaram algumas intercorrências durante a realização das coletas de dados e não mais se enquadraram nos critérios inicialmente definidos.
...