BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL
Por: Allykson Oliveira • 16/10/2019 • Resenha • 568 Palavras (3 Páginas) • 544 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física
Projeto de Prática – BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL
Campina Grande - PB
2019
Objetivos
• Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde.
• Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da terceira idade dos municípios os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se têm conhecimentos sobre o assunto.
• Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação etc.), se os programas são específicos para o grupo e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.
Metodologia
Foram visitadas 10 academias, no qual 10 profissionais (tanto provisionados quanto formados) foram convidados a responder um questionamento composto por 3 perguntas sobre assuntos pertinentes a importância da atividade física e hipertensão arterial.
1° Você reconhece a importância da atividade física na prevenção, combate e até recuperação da hipertensão arterial?
2° Quais os exercícios e atividades que você indica para um indivíduo com hipertensão arterial?
3° O indivíduo hipertenso recebe um programa específico?
Todos reconhecem a importância da atividade física como parte primordial das condutas não medicamentosas de prevenção e tratamento da hipertensão arterial, além disso todos os 10 profissionais indicaram a atividade aeróbica (esteira, elíptico e bike) como ótima atividade para indivíduos que apresentam alterações na pressão arterial, enfatizando a importância da duração de 30 a 40 minutos diários com intensidade baixa progredindo para moderada. A respeito do treinamento resistido houve diferenças de opiniões, ao qual 3 profissionais alegaram não prescrever nenhum exercício de musculação para indivíduos com HA, os demais relataram que prescreviam porém com determinada cautela levando em conta a idade do paciente, a principio poderia ser prescrito apenas atividades aeróbias e como complemento alguns abdominais (sendo estes pouquíssimas séries e repetições), com o progresso do aluno, o treinamento resistido seria incluso com maior volume de treino porém como complemento ao exercício aeróbio, realizando de 1 a 2 séries podendo variar de 5 a 8 exercícios com a intensidade leve.
CONCLUSÃO
Com isso conclui-se que os profissionais de Educação física têm conhecimento sobre a importância da atividade física diante a Hipertensão arterial. Reconhecem e prescrevem o exercício aeróbio como atividade primordial, e o treinamento resistido entra como atividade complementar devido aos benefícios para o aparelho locomotor. De acordo com Fagard, em sua revisão de 2005, concluiu que níveis elevados de atividade física de lazer reduzem em aproximadamente 30% a incidência de HA.
A prática diária de atividade física diminui o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial. Segundo a diretrizes nacionais e internacionais, os indivíduos que apresentam HA devem realizar atividades aeróbicas diárias com intensidade leve a moderada – duração mínima de 30 minutos, devendo ser complementada por exercícios resistidos (sendo este indicado pelos vários benefícios para a saúde global), sua prática pode ser realizada dia sim dia não, de 1 a 8 exercícios, de 1 a 3 séries de 10 a 15 repetições cada com intervalo passivo de 1 a 2 minutos.
...