CRIANÇAS ADOLESCENTES E ATIVIDADE FÍSICA: ASPECTOS MATURACIONAIS E FUNCIONAIS
Por: MaryBD • 28/8/2015 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 579 Visualizações
Resumo do artigo: “CRIANÇAS ADOLESCENTES E ATIVIDADE FISICA: ASPECTOS MATURACIONAIS E FUNCIONAIS”
O artigo em questão apresenta uma revisão bibliográfica acerca dos aspectos funcionais e maturacionais de crianças e adolescentes.
Tourinho filho e Tourinho(1998) baseiam-se em Gallahue e Araújo para expor as definições sobre as etapas e as funções básicas que todo ser humano vivencia. Logo após, as relacionam com a definição de Marshall sobre a puberdade. Dissertando sobre as diferenças fisiológicas que, crianças e adolescentes da mesma idade apresentam, são introduzidos dois conceitos importantes para a compreensão de tais diferenças; a idade cronológica (dia e o dia do nascimento) e a idade biológica (nível de maturação dos órgãos).
Adentrando no campo da adolescência o foco é voltado para o crescimento, a puberdade e a maturação sexual. Gallahue(1989) expõe que o tempo da adolescência é influenciado por fatores biológicos(inicio) e culturais(termino) sendo então a idade de início, duração e intensidade do estirão de crescimento determinados geneticamente.
Com base nas diversas experiências realizadas ao longo dos tempos pode-se observar curiosamente que a potência anaeróbica das crianças e adolescentes progridem com a idade. Já a potência aeróbia máxima aumenta ao longo da segunda infância, atingindo um platô aos 14 anos nas meninas e aos 18 nos meninos.
Reunidos os estudos relacionados a potência anaeróbia lática, a puberdade foi reconhecida como principal período para as mudanças metabólicas anaeróbias. Outro ponto importante foi a percepção da limitação do metabolismo glicolítico e a produção de lactato no organismo das crianças e adolescentes, no entanto a determinação da intensidade, cargas e treinamentos devem ser vistos com cautela.
...