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Capoeira E Os Benefícios Que Ela Traz A Sociedade Através Da Cultura Do Movimento

Por:   •  15/4/2024  •  Resenha  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  82 Visualizações

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CAPOEIRA E OS BENEFÍCIOS QUE ELA TRAZ A SOCIEDADE ATRAVÉS DA CULTURA DO MOVIMENTO.

Adriano da Silva Gonçalves¹

Rafael de Lima Silva

Valdir Barbosa de Andrade

Vitor Lopes de Oliveira²

        

RESUMO

 O presente estudo tem como objetivo analisar os diferentes aspectos do movimento corporal na capoeira, destacando sua importância na prática e nas habilidades físicas e artísticas envolvidas. O estudo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica, na qual foram pesquisados artigos científicos, livros, documentos também foi realizada uma pesquisa de campo relacionados à capoeira, buscando compreender os fundamentos e princípios que regem o movimento corporal nessa arte. O resumo destaca que o movimento corporal desempenha um papel fundamental na capoeira, tanto em termos físicos quanto culturais. Além disso, a capoeira traz benefícios para a saúde e o bem-estar dos seus praticantes, tornando-se uma prática holística e enriquecedora.

Palavras-chave: Capoeira; cultura do movimento; movimentos corporais.

1. INTRODUÇÃO

Com a chegada da família real no Brasil em 1808, a capoeira ganhou maior expressividade dentro dos centros urbanos como um fenômeno, sendo este surgido a partir do século XIX. Nesse tempo, a arte estava ligada as camadas desprivilegiadas da sociedade, sendo associadas a ladrões, vadios, sobretudo negros (REIS, PRATAS, TELLES, 2020).

 O estudo dessa arte marcial está em processo de expansão e pode ser visto em vários lugares na sociedade, seja em comunidades, escolas, faculdades, em meios comunicativo audiovisual que interage com a cultura e o movimento corporal. Esses movimentos incluem chutes, esquivas, acrobacias, quedas e movimentos de ginga, que são a base do jogo de capoeira. Ele traz grandes benefícios, por se tratar de atividade motivadora que fortalece essa prática para o movimento corporal, além de desempenhar suas competências e habilidades. “Explora muito a psicomotricidade, lateralidade, a habilidade de situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação motora” (CACCIATORE, CARNEIRO, GARCIA JUNIOR, 2010).

Sua contribuição é eficaz para o desenvolvimento sociocultural, quando associados enaltece e exclui o modo preconceituoso como era visto no passado. Atualmente tem destaque primordial na vida da sociedade, onde sua prática faz bem ao corpo e a mente, tanto em prática esportiva ou até mesmo em teatro e letras musicais. A classificação da capoeira é conhecida como um atividade anaeróbica e utiliza a forma funcional e faz com que seja estimulado o condicionamento cardiovascular e muscoesquelético que utiliza o peso do próprio corpo (MENDES, 2009).

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A cultura do movimento é um conceito que descreve a forma como as pessoas se expressam, se relacionam e se engajam em atividades físicas e movimento corporal dentro de uma determinada sociedade. Essa cultura é moldada por uma série de fatores, como valores culturais, tradições, normas sociais e influências históricas. Neste texto, exploramos o significado e a importância da cultura do movimento, destacando algumas citações relevantes. De acordo com a visão de Rodrigues (1986), a concepção social do corpo humano é essencial para compreender a estrutura de uma sociedade específica, uma vez que a análise de sua representação social revela os atributos selecionados por cada sociedade para definir o ideal de ser humano, abrangendo aspectos intelectuais, morais e físicos.        A cultura do movimento, reflete a maneira como a sociedade percebe, e valoriza o movimento do corpo humano. Ela abrange uma ampla gama de atividades. Essas práticas físicas se tornam parte integrante da identidade cultural de uma comunidade, transmitidas ao longo das gerações e influenciadas pelo contexto social. Também podemos considerar que “A cultura de movimento, ao envolver a relação entre corpo, natureza e cultura, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo de nossas vidas e da história” (MENDES; NÓBREGA. 2002, p. 6). Sendo assim, “A comunicação entre as diversas culturas permite que as criações do homem, como a música, o cinema, as danças, os jogos e os brinquedos atravessem fronteiras” (MENDES; NÓBREGA. 2002, p. 5) Ainda de acordo com Mendes e Nóbrega (2009) a compreensão do conhecimento corporal vai além das formas explícitas de expressão como jogos, danças, esportes, ginástica ou lutas. Trata-se de um conhecimento permeado pela linguagem sensível, que emerge do corpo, revelando-se nos movimentos gestuais.

Esse conhecimento abarca os aspectos biculturais, sociais e históricos, abrangendo as diversas maneiras pelas quais o ser humano utiliza seu corpo, criando e vivenciando as técnicas corporais.

Dentre as muitas práticas físicas que se tornaram parte integrante da identidade cultural de diversas comunidades, destaca-se a história fascinante e significativa da capoeira. Originária do Brasil, a capoeira é uma forma de expressão que combina movimentos corporais, música e cultura, refletindo a resistência e a resiliência do povo afro-brasileiro. As raízes da capoeira estão profundamente enraizadas na cultura africana, incorporando elementos de diferentes tradições e rituais. Os movimentos fluidos, acrobáticos e gingados da capoeira refletem a influência dos estilos de luta africanos, combinados com a música e os cânticos que acompanham a prática. A música é executada por instrumentos tradicionais, como o berimbau, pandeiro e atabaque, e os participantes cantam letras que muitas vezes contam histórias e exaltam a cultura afro-brasileira. A roda é uma formação onde as capoeiras exibem essa cultura. “A Roda de Capoeira é um elemento estruturante desta manifestação, espaço e tempo onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana” (LEAL; OLIVEIRA. 2009, p. 200).

Basicamente, quando olhamos para o jogo da Capoeira, visualizamos gestos motores peculiares que, de alguma maneira, movimentam suas condutas ideológicas e também sua corporeidade. Assim, toda roda de Capoeira é responsável por construir sua corporeidade, já que faz parte desse processo de valores que existem numa prática corporal. (FERREIRA; SILVA, 2012, p. 671).

No primeiro contato prático que o indivíduo tem com a Capoeira, seus gestos motores aprendidos em sua história de vida são utilizados e agrupam-se com os gestos motores peculiares do jogo. O indivíduo troca experiências motoras, ampliando-as. É uma permuta sem perdas, onde a corporeidade do indivíduo se completa com a corporeidade das práticas com que ele se envolve. (FERREIRA; SILVA, 2012, p. 671).

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