Carbohidratos
Por: lopessilva123 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 939 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
ETAPA 1
Noite
Carboidratos
SOROCABA
2014
Elaine Bueno
Bioquímica Aplicada ao Exercício
SOROCABA
2014
Carboidratos
Os carboidratos são biomoléculas que também são chamadas de sacarídeos ou açucares. A sua definição é caracterizada pela composição de carbono, oxigênio e hidrogênio, porém podem ocorrer variações contendo a presença de nitrogênio, enxofre e fósforo.
Desenvolvem funções energéticas, onde as moléculas são convertidas em energia para trabalhos celulares (ATP), podendo ser armazenada para posterior utilização.
E também desenvolvem funções estruturais, onde os polímeros insolúveis trabalham como elementos estruturais e de proteção nas paredes celulares vegetais, bacterianas e nos tecidos conjuntivos de animais.
Agem como lubrificantes e participam da composição dos ácidos nucleicos e quando são ligados a lipídeos ou proteínas podem atuar na sinalização (destino metabólico de compostos).
Basicamente os carboidratos são classificados por unidades básicas (monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e os polissacarídeos). Porém quanto menor a estrutura molecular existe uma facilidade na quebra de cadeias, ou seja, mais energia é fornecida em um tempo curto e vice-versa cadeias maiores levam um tempo maior para sua quebra, porém a durabilidade de energia se mantém por mais tempo.
Glicólise é o desdobramento da glucose em duas moléculas de purivato, com formação de ATP. Surge a partir de reações enzimáticas comuns a respiração e fermentação, tendo a glucose como substrato inicial.
Em seu processo ocorre uma etapa de fosforização da glucose (degradação da glucose é necessária para sua ativação que é feita pela energia fornecida pelo ATP). Posteriormente ocorre uma série de reações de oxi-redução, com intervenção do NAD (molécula formada por dois nucleotídeos, contendo a base nitrogenada adenina e uma
...