TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cite Características do Lodo de Uma ETA.

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 6

1- Cite características do lodo de uma ETA.

R: lodo de ETA é caracterizado como um fluído não-newtoniano, volumoso e tixotrópico, apresentando-se em estado gel quando em repouso e relativamente líquido quando agitado.

2-  Cite características do lodo de ETE.        

R: Lodo de esgoto é um resíduo rico em matéria orgânica gerado durante o tratamento das águas residuárias nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Biossólido é o nome dado ao lodo de esgoto, tratado ou processado, com características que permitam sua reciclagem de maneira racional e ambientalmente segura.

3- Quais os tipos de lodos existentes?

R: O lodo bruto, lodo ativado e lodo estabilizado

4- Qual o objetivo de tratar o lodo de uma estação de tratamento?

R: Tem como principal objetivo remover o material sólido, exterminar microorganismos patogênicos e reduzir as substâncias químicas indesejáveis

5- Sob a ótica do tratamento de efluentes, o que é a oxidação química? Qual a diferença entre oxidação completa e parcial?

R: Oxidação Química- é uma forma de transformar molécula ambientalmente indesejáveis em outras moléculas menos tóxicas

Oxidação completa- Gera um produto final CO2 H2O e íons inorgânicos, caso haja algum hetero átomo na molécula.

Parcial- não se pode garantir que o subproduto formado será menos tóxicos que o composto de partida.

6- Quais oxidantes químicos são frequentemente usados no tratamento de água e efluente?

R: H2O2 Peróxido de Hidrogênio, O3- Ozônio, CL2-Cloro, CLO2- dióxido de cloro,KM4O4-permangato de potássio

7- O que são os Processos Oxidativos Avançados? Como podem ser formados os radicais hidroxila?

R: São processos de oxidação que geram radicais hidroxilas, espécie altamente oxidante em quantidade suficiente para provocar a mineralização da matéria orgânica. Podem ser formados com ou sem irradiação.

8- Cite 5 vantagens na utilização dos POA´s.

R: mineralizar o poluente e não somente transferem-se de fase, são usados para composto refratórios a outros tratamento, podem ser usados com outros processos, melhoram as qualidades organolépticas da água, possibilitam tratamento in situ.

9- Como podemos definir as Lagoas de Estabilização?

R:  São sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. De acordo com a forma predominante pela qual se dá a estabilização da matéria orgânica, as lagoas costumam ser classificadas em: facultativas, anaeróbias, aeradas e de maturação.

10- O processo da Lagoa de Estabilização Aeróbica é baseado nos princípios da respiração e da fotossíntese. Explique.

R: As algas existentes no esgoto, na presença de luz, produzem oxigênio que é liberado através da fotossíntese. Esse oxigênio dissolvido (OD) é utilizado pelas bactérias aeróbias (respiração) para se alimentarem da matéria orgânica em suspensão e dissolvida presente no esgoto. O resultado é a produção de sais minerais – alimento das algas - e de gás carbônico (CO2).

11- Explique, em detalhes, o sistema de Lagoas conhecido como “Sistema Australiano”.

Este sistema de tratamento de esgoto constituído por lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, também conhecido como sistema australiano. 
        As lagoas anaeróbias  é normalmente profunda,  variando entre  4 a 5 metros. A profundidade tem a finalidade de impedir que o oxigênio produzido pela camada superficial seja transmitido às camadas inferiores. Para garantir as condições de anaerobiose é lançado uma grande quantidade de efluente por unidade de volume da lagoa. Com isto o consumo de oxigênio será superior ao reposto pelas camadas superficiais. Como a superfície da lagoa é pequena comparada com sua profundidade, o oxigênio produzido pelas algas e o  proveniente da reaeração atmosférica são considerados desprezíveis. No processo anaeróbio a decomposição da matéria orgânica gera subprodutos de alto poder energético (biogás) e, desta forma, a disponibilidade de energia para a reprodução e metabolismo das bactérias é menor que no processo aeróbio. 
        A eficiência de remoção de DBO por uma lagoa anaeróbia é da ordem de 50% a 60%. Como a DBO efluente é ainda elevada, existe a necessidade de uma outra unidade de tratamento. Neste caso esta unidade constitui-se de uma lagoa facultativa, porém esta necessitará de uma área menor devido ao pré-tratamento do esgoto na lagoa anaeróbia. O sistema lagoa anaeróbia + lagoa facultativa representa uma economia de cerca de 1/3 da área ocupada por uma lagoa facultativa trabalhando como unidade única para tratar a mesma quantidade de esgoto. Devido a presença da lagoa anaeróbia, maus odores, provenientes da liberação de gás sulfídrico,  podem ocorrer como consequencia de problemas operacionais. Por este motivo este sistema deve ser localizado em áreas afastadas, longe de bairros residenciais.

12- Cite as características e peculiaridades de uma Lagoa Facultativa Aerada.

R: A principal diferença entre este tipo de sistema e uma lagoa facultativa convencional é que o oxigênio, ao invés de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos. Estes constituem-se de equipamentos providos de turbinas rotativas de eixo vertical que causam um grande turbilhonamento na água através de  rotação em grande velocidade. O turbilhonamento da água facilita a penetração e dissolução do oxigênio. Tendo em vista a maior introdução de oxigênio na massa líquida do que é possível numa lagoa facultativa convencional, há uma redução significativa no volume necessário para esse tipo de sistema, sendo suficiente um tempo de detenção hidráulica variando entre  5 a 10 dias, e como consequência, o requesito de área é menor. 
        O grau de energia introduzido na lagoa através dos aeradores é suficiente apenas para a obtenção de oxigênio, porém não é suficiente para a manutenção dos sólidos em suspensão e bactérias dispersos na massa líquida. Portanto ocorre sedimentação da matéria orgânica formando o lodo de fundo que será estabilizado anaerobiamete como em uma lagoa facultativa convencional. 
        A lagoa aerada pode ser utilizada quando se deseja um sistema predominantemente aeróbio e a disponibilidade de área é insuficiente para a instalação de uma lagoa facultativa convencional. Devido a introdução de equipamentos eletro-mecânicos a complexidade e manutenção operacional do sistema é aumentada, além da necessidade de consumo de energia elétrica. A lagoa aerada pode também ser uma solução para lagoas facultativas que operam de forma saturada e não possuem área suficiente para sua expansão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com