TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citoplasma, divisão celular

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

JOÃO VICTOR SCHIMDT

Jhonatan batisti

citoplasma e organelas celulares, hialoplama, citoesqueleto, estrutura e função

Palhoça

2015


sumário

1        introduçÃo        03

2        citoplasma        04

3        ORGANELAS CELULARES        05

4        CITOESQUELETO        06

CONCLUSÃO        07

REFERËNCIAS...............................................................................................08




  1. introdução

O presente trabalho é sobre citologia, mais concretamente sobre citoplasma e organelas celulares, citoesqueleto estrutura e função.

O objetivo desse trabalho é trazer mais informações sobre as células, as estruturas que temos dentro de nossos corpos.

Está organizado em 3 partes, na primeira parte, será abordado o citoplasma e hialoplasma. Na segunda parte optamos por abordar organelas celulares e suas funções. E na terceira parte o citoesqueleto, sua estrutura e funções.


  1. Citoplasma

É o espaço interno as célula que fica entre a membrana celular e o núcleo.

É dividido em duas partes:

Indiferenciada- homogênea, formada pelo hialoplasma, parte aquosa.

Diferenciada- heterogênea, formada pelos organoides, tais como ribossomos, mitocôndrias, entre outros, e pelas inclusões, como os fagossomos.

Hialoplasma ou citosol, é a parte homogênea e liquida que preenche todo o espaço citoplasmático. Possui uma parte periférica próxima à membrana plasmática, denominada ectoplasma, e uma parte que fica ao redor do núcleo: o endoplasma.

É um complexo sistema formado por soluções e coloides, sendo a agua o solvente. Nas soluções, os solutos são os íons e as pequenas moléculas orgânicas (glicose, aminoácidos, entre outros). Nos coloides, os solutos são macromoléculas orgânicas chamadas micelas coloidais (proteínas, polissacarídeos, e outros).

O hialoplasma é o meio em que ocorrem numerosas reações do metabolismo celular e serve também de suporte para os demais componentes citoplasmáticos, como ribossomos, complexo de golgi, reticulo endoplasmático, mitocôndrias, etc.

        

3        ORGANELAS CELULARES

Membrana plasmática – também conhecida como membrana celular ou membrana citoplasmática. É responsável pela recepção de nutrientes e de sinais químicos, permeabilidade seletiva, transporta substâncias, e em alguns tipos, protegem as células de alguns tipos de vírus ou bactérias.

Núcleo – geralmente as células do nosso corpo possuem um único núcleo, mas existem células que não possuem nenhum núcleo. Ele é responsável pelo controle de todas as funções celulares e também por armazenar as funções genéticas.

Ribossomos – alguns ribossomos ficam isolados no citoplasma, porém outros ficam inseridos no retículo endoplasmático. Eles são responsáveis pela fabricação das proteínas.

Mitocôndria – são consideradas as principais organelas celulares, pois estão ligadas ao processo de respiração celular e produção de energia.

Retículo endoplasmático rugoso – esta organela é exclusiva das células eucariontes, tem ribossomos aderidos à membrana. Ele produz alguns tipos de proteínas que serão enviadas para fora das células.

Retículo endoplasmático liso – este é formado por túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana. Uma de suas principais funções é a desintoxicação do organismo, ele também atua na síntese de lipídios e carboidratos.

Complexo de Golgi – localiza-se próximo ao núcleo e é formado por sáculos achatados e vesículas. Ele participa de um processo conhecido como secreção celular, onde algumas substâncias são eliminadas para fora da célula. Ele também modifica, armazena e endereça algumas substâncias.

Lisossomos – possuem sua origem no aparelho de Golgi, eles são bolsas membranosas que contêm enzimas que são capazes de digerir substâncias orgânicas. São responsáveis pela digestão de partículas no interior da célula (a digestão intracelular).


  1. citoesqueleto

É uma estrutura citoplasmática em forma de rede que percorre o interior da célula eucariótica, sendo constituída por filamentos intermediários, filamentos de actina e microtúbulos de proteína tubulina.

        Os filamentos intermediários são estruturas que proporcionam estabilidade mecânica às células e tecidos. Os filamentos intermediários são polímeros fortes semelhantes a cabos, constituídos de polipeptídios fibrosos que resistem ao estiramento e desempenham um papel estrutural na célula, mantendo sua integridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com