Corpo e Movimento na Melhor Idade
Por: henriquedtna • 1/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 429 Visualizações
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI DIAMANTINA – MG | [pic 2] |
[pic 3]
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCENTES:CHARLIE CORDEIRO/DAYVIT MARX
fundamentos do direito,legislação, administração, gestão e ética esportiva.
Profª. Leandro Cordeiro
[pic 4]
Diamantina
2009
Projeto.
Corpo e movimento na melhor idade.
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UFVJM - Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, para a disciplina de Fundamentos do direito, Legislação, administração,gestão,e ética esportiva.
Docente: Leandro Cordeiro
Diamantina
2009
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento populacional brasileiro tem sido muito rápido e intenso. A cada ano, 650 mil idosos são incorporados à população brasileira. O cuidado de uma população que envelhece representa um extraordinário desafio, especialmente pelo crescimento ainda mais acelerado da parcela idosa frágil e muito idosa da população e por esse grupo apresentar uma grande carga de doenças crônicas e incapacidades, quando comparado a outros grupos etários. Disso resulta uma demanda crescente por serviços sociais e de saúde, mas é a família a instituição que cumpre o papel social de cuidar de idosos frágeis Apesar de relevantes estudos terem apontado a realidade de desigualdade social e de saúde entre os idosos brasileiros, ainda não existem políticas oficiais direcionadas para o cuidado à população idosa que desenvolve dependência funcional e não há o reconhecimento dos cuidados de idosos nessa atenção cotidiana.
Entende-se a saúde do idoso como a interação multidimensional entre saúde física, mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica. A capacidade funcional é um indicador de saúde dos idosos e a incapacidade funcional, um sinal de falência da habilidade em realizar as atividades cotidianas, seja pela presença de déficits físicos ou cognitivos, seja, mesmo, pelo processo contínuo do envelhecimento a dependência é a expressão da dificuldade ou incapacidade em realizar uma atividade específica por causa de um problema de saúde. A existência de uma incapacidade funcional determina a necessidade de um cuidado especial.
JUSTIFICATIVA:
O Brasil não é mais um país de jovens. Nas ruas, praças e outros locais públicos podemos encontrar senhores e senhoras que buscam novas formas de viver a velhice. Nesta perspectiva, com o rápido envelhecimento da população brasileira, faz-se necessário e urgente uma reformulação nas formas de planejar e programar as políticas de assistência aos idosos.
O envelhecimento natural do corpo humano compromete todos os sistemas fisiológicos. E as atividades diárias como locomoção, subir e descer escadas, amarrar os sapatos etc. vão se tornando complicadas. Por isso a necessidade de se trabalhar habilidades fundamentais, física e coordenativa.
Quanto ao aspecto biológico/funcional são evidenciadas alterações em sua aparência e em sistemas, corporais, complexos, como o sistema cardiovascular, pulmonar, músculo-esquelético e etc., ou ainda nos sistemas sensoriais. Como por exemplo, as alterações no sistema cardiovascular tornam o idoso mais, suscetível à fadiga, ao risco de queda, e falta de circulação em seus membros, entre outras conseqüências patológicas. As modificações no sistema músculo-esquelético são bastante comprometedoras, pois, com a diminuição da mobilidade e o enfraquecimento dos ossos, os idosos ficam mais suscetíveis a riscos de fraturas, quedas e acidentes (BRASIL, 2001). Nos sistemas sensoriais, evidencia-se uma diminuição na acuidade visual e auditiva, uma menor capacidade de adaptação a mudanças de temperatura ambiente.
OBJETIVO GERAL:
Promover a socialização entre os idosos, melhoria, e manutenção da saúde e qualidade de vida, proporcionando benefícios em seus aspectos físicos e sociais.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Desenvolver atividades, que estimulem a manutenção e recuperação das habilidades fundamentais como, andar, chutar, arremessar, correr, e capacidades físicas como força e flexibilidade e coordenativas como equilíbrio.
PÚBLICO ALVO:
Idosos acima de 65 anos.
3. METAS:
*Atender 20 idosos por dia;
*Disponibilizar profissionais para o atendimento aos Idosos;
*Disponibilizar jogos;
*Realizar 30 atendimentos em saúde por dia;
*Realizar 04 palestras por mês, sendo 01 por semana.
*Fazer registros, fotográficos e escritos.
METODOLOGIA:
O projeto será realizado no PSF (Programa Saúde da Família). Na cidade de Santo Antônio do Itambé. Na primeira parte, apresentar formalmente o projeto ao prefeito, ou secretário de saúde do município. Na primeira semana, após a aprovação do projeto, mandar confeccionar os panfletos, cartazes, providenciar o carro de som, e divulgação na rádio local. A divulgação acontecerá 15 dias antes da adesão do publico alvo. Já na segunda semana providenciar o orçamento para a compra do material.
As atividades irão funcionar três vezes por semana, no turno matutino e vespertino, nos respectivos dias da semana:
- Na segunda feira no turno, da manhã serão realizadas caminhadas e corrida, orientadas. No turno da tarde, atividades de ginástica.
- Na quarta feira no turno da manhã serão realizadas atividades de jogos e brincadeira. (baralho, xadrez, dominó etc.) e brincadeiras, como coelhinho fora da toca e dança.
- Na sexta-feira no turno da manhã serão realizadas caminhadas e corrida, orientadas. No turno da tarde, atividades de ginástica.
O procedimento ideal para este trabalho, principalmente para o desenvolvimento das atividades físicas, é uma avaliação médica, com o objetivo de identificar possíveis cardiopatias, pneumopatias e/ou outras doenças que possam limitar o idoso na realização dos exercícios físicos.
Na impossibilidade desta avaliação, um atestado médico para a prática de atividade física é solicitado a todos participantes do programa.
...