Cronologia das artes marciais
Seminário: Cronologia das artes marciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhinobjj • 1/2/2015 • Seminário • 4.242 Palavras (17 Páginas) • 675 Visualizações
rigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Judô
Informação geral
Local de origem Japão
Criador(es) Jigoro Kano
Grafia
Nome nativo Jūdō
Tradução literal Caminho suave
PT Judo
BR Judô
Relação com outras modalidades
Antecedente(s) Kito-ryu jujutsu
Influente(s) Aikido
Karate
Descendente(s) Jiu-jitsu brasileiro
Outras informações
Esporte olímpico Sim
Praticantes notórios Mitsuyo Maeda
Carlos Gracie
Yasuhiro Yamashita
Tsunejiro Tomita
Shiro Saigo
Sakujiro Yokoyama
Yoshikazu Yamashita.
Cronologia das artes marciais · Lista de artes marciais · Projeto Artes Marciais
Judô (português brasileiro) ou judo (português europeu) (柔道, Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.1
Artes marciais
Espada japonesa mostrando a lâmina manga habaki e a mão guarda tsuba
Chinesas[Expandir]
Japonesas[Expandir]
Tailandesas[Expandir]
Coreanas[Expandir]
Vietnamitas[Expandir]
Outras orientais[Expandir]
Ocidentais[Expandir]
Relacionados[Expandir]
Listas[Expandir]
O judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
Índice [esconder]
1 História
1.1 Decadência e renascimento do ju-jutsu
1.2 Nascimento
1.3 No Brasil
1.4 Academia Terazaki
2 Os três princípios
3 Graduações
3.1 Graduações dan
3.2 Pontuação
3.2.1 Penalizações
4 Formas de saudação (Hei)
5 Técnicas
6 Exercícios básicos
7 Kata
7.1 Nage-no-kata
8 Ideologias e espíritos
9 Cinco fundamentos
10 Fases da projeção
11 Referências
12 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país.
Decadência e renascimento do ju-jutsu[editar | editar código-fonte]
Em 1864, o Comodoro Matthew Calbraith Perry, comandante de uma expedição naval americana, obrigou o Japão a abrir seus portos ao mundo com o tratado "Comércio, Paz e Amizade". Abrindo seus portos para o ocidente, surgiu na Terra do Sol Nascente uma tremenda transformação político-social, denominada Era Meiji ou "Renascença Japonesa", promovido pelo imperador Mitsuhyto Meiji (1868-1912). Anteriormente, o imperador exercia sobre o povo influência e poderes espirituais, porém com a "Renascença Japonesa" ele passou a ser o comandante de fato da Terra das Cerejeiras.
Nessa dinâmica época de transformações e inovações radicais, os nipônicos ficaram ávidos por modernizar-se e adquirir a cultura ocidental. Tudo aquilo que era tradicional ficou um pouco esquecido, ou melhor, quase que totalmente renegado. Os mestres do jujutsu perderam as suas posições oficiais e viram-se forçados a procurar emprego em outros lugares. Muitos se voltaram então para a luta e exibição feitas.
A
...