Cultura Corporal
Artigo: Cultura Corporal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ktaklk • 24/9/2014 • Artigo • 941 Palavras (4 Páginas) • 567 Visualizações
Cultura Corporal
A Cultura Corporal é resultado da ação de profissionais com planejamento fundamental em trabalhar exercícios físicos, associando lazer, cultura, conforto e segurança. Valorizamos união, felicidade, determinação, respeito, humanismo e integridade.
Missão
Levar as pessoas a fazer a opção pelo exercício físico, de forma contínua, para que sua estrutura corporal ganhe força através da adequação de hábitos para uma saúde física e mental.
Visão
Ser reconhecida por pessoas, escolas, instituições, empresas, comunidades, como uma equipe que leva até o outro a certeza de que a movimentação corporal age na vida de cada um como um agente de transformação, à medida em que esta cultura se integra ao dia-a-dia da sua rotina de vida .
Valores
Estão pautados em união, felicidade, determinação, respeito, humanismo, integridade dos indivíduos e ética. Dessa maneira, busca-se adquirir melhor performance de vida.
Atividade física desde o nascimento a adolescência
Muitas mães se perguntam qual a idade ideal para que seus filhos comecem a praticar atividades físicas. A resposta é surpreendente: a partir do primeiro mês de vida!
É possível perceber essa capacidade de se relacionar com o meio já no recém-nascido: mesmo com poucos dias de vida, ele direciona seu olhar para o rosto da mãe. No primeiro mês os bebês procuram um estímulo visual que lhe interesse, pois o controle dos movimentos da cabeça já está se desenvolvendo.
Acompanhe abaixo as principais etapas desse processo de formação e qual o ambiente necessário para proporcionar um aprendizado saudável. É pela brincadeira que se adquirem conhecimentos, se melhora o equilíbrio e a coordenação.
Idade Atividades que consegue fazer
até 3 meses Controla a cabeça, dirige o olhar e sorri.
4 a 6 meses Estende a mão para alcançar objetos;
Desenvolve a capacidade de rolar;
Libera as mãos para pegar objetos.
6 a 9 meses Melhora o controle do tronco;
Coloca-se em posição de “gato”;
9 a 14 meses Engatinha;Apoia-se nos móveis para ficar em pé e realiza marcha lateral;
14 a 18 meses Melhora o equilíbrio ao andar;
18 a 24 meses Corre, pula, escala;
3 anos Fica sobre um pé momentaneamente, pedala e dança.
Atividades físicas
A pergunta que vem a seguir é: e os esportes? Qual a idade recomendada para iniciá-los? a fase para o aprendizado esportivo é a partir dos cinco anos de idade – exceto a natação, que pode ser iniciada mais cedo . O ideal é que, dos 2 aos 5 anos, as crianças façam uma iniciação lúdica às atividades físicas.
O momento ideal para o bebê iniciar a prática da natação deve ser avaliado junto com o pediatra, que poderá avaliar as condições de saúde do bebê e orientar as precauções necessárias. “De forma geral, o ideal é iniciar a partir dos seis meses de vida, fase na qual o bebê está mais amadurecido motora e sensorialmente e já recebeu as primeiras vacinas”
Exemplos de Atividade física para crianças e adolescentes
Hoje em dia, a maioria dos pais se preocupa em oferecer uma atividade física aos seus filhos. Cada vez mais, têm se falado na necessidade de ter um estilo de vida saudável e na importância de seguir uma praticar atividade física para ter uma boa saúde.
Algumas sugestões de atividades físicas de acordo com a faixa etária:
1 ano em diante: natação, atividades de recreação.
5 anos em diante: ballet, atividades de recreação.
8 anos em diante: basquetebol, voleibol, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais, atividades de recreação.
10 anos em diante: todas as anteriores além de corrida leve e circuitos.
12 anos em diante: todas as anteriores e exercícios com pesos como musculação (leve).
Mas atenção! Também as crianças e adolescentes deverão passar por uma avaliação
...