DEFINA CARBOIDRATO E COMO SÃO CLASSIFICADOS
Por: Cristiane Oliveira de Paula • 3/7/2021 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – ESEFFEGO
DOCENTE: CLAÚDIO CARLOS
DISCENTE: THALLITA GABRIELE MAIA PIRES
NUTRIÇÃO 3. PERÍODO/NOTURNO
QUESTIONÁRIO
1. DEFINA CARBOIDRATO E COMO SÃO CLASSIFICADOS.
R. Carboidrato é a fonte de energia do ser vivo, são moléculas orgânicas formadas por carbono, oxigênio e hidrogênio. São classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
2. OS CARBOIDRATOS POSSUEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS: RESERVA DE ENERGIA E AÇÃO ECONOMIZADORA DE PROTEINA. COMENTE CADA UMA DESSAS FUNÇÕES.
R. Os carboidratos são responsáveis pelas nossas atividades do cotidiano como andar e correr. É responsável também por elevar o armazenamento antes das atividades físicas, fornecendo energia e nos recuperando depois de um treino. Economizam proteína para a massa muscular.
3. QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES DE INGESTÃO DE CARBOIDRATOS POR INDIVIDUOS SEDENTÁRIOS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA?
R. Para indivíduos sedentários a recomendação é de 50 a 60% do valor calórico total da dieta. Enquanto para praticantes de atividade física a recomendação é de 60 a 70% do valor calórico total da dieta.
4. COMO ATUAM OS HORMÔNIOS INSULINA E GLUCAGON NO PROCESSO DE REGULAÇÃO DAS TAXAS DE AÇUCAR NO SANGUE?
R. A insulina reduz a taxa de açúcar no sangue devido ao aumento da utilização da glicose para a produção de energia, lipogênese e glicogênese. Sendo um hormônio anabólico.
O glucagon promove a glicogenólise e a neoglicogênese, promovendo o equilíbrio das taxas de açúcar no sangue.
5. DEPOIS DE ABSORVIDOS OS MONOSSACARIDEOS PODEM TOMAR CAMINHOS DISTINTOS. QUAIS SÃO ESSES CAMINHOS?
R. Podem ser armazenados no próprio fígado e nos músculos, sob a forma de glicogênio. Podem ser levados até as células para a produção de energia, através do ciclo do ácido cítrico. Ou serem convertidos a outros carboidratos necessários como a glicose, ribose e desoxirribose.
6. A PROPORÇÃO DE CARBOIDRATOS UTILIZADOS PARA A PRODDUÇÃO DE ENERGIA DURANTE O EXERCICIO FÍSICO DEPENDE DE QUAIS FATORES? COMENTE.
R. Intensidade do exercício: em exercícios intensos a captação muscular de glicose está aumentada devido ao aumento do fluxo sanguínea e da melhora da eficiência de extração da glicose pelo músculo.
A duração do exercício: no início o glicogênio declina, mantendo sua contribuição para produção de energia em menor proporção a medida em que o exercício continua por 5 a 20 min.
O condicionamento físico: em que aumenta a capacidade para executar aerobicamente, na mesma intensidade. Aumenta o número e o volume de mitocôndrias correspondente ao aumento na capacidade respiratória.
Níveis inicias de glicogênio: referente a proporção de carboidratos oxidados durante o exercício, determina o conteúdo inicial de glicogênio muscular.
7. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS DURANTE O EXERCICIO FÍSICO?
R. Retardar a fadiga e manter a performance. Além de aumentar a utilização da glicose plasmática e inibe a oxidação de ácidos graxos livres. Contribuindo para a produção de energia no músculo esquelético e pode poupar o glicogênio muscular e hepático.
...