De acordo com a Internacional Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia
Por: Leonys Badhi • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 1.626 Visualizações
Leonys Badhi Silva 8034295
Educação Física Bacharelado
ERGONOMIA
Tutor a Distância: Prof. Marilia de Carvalho Almeida
Centro Universitário Claretiano
Vitória-Es
2017
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
- De acordo com a Internacional Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Cite quais são eles e defina-os.
Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva, Ergonomia Organizacional.
Ergonomia Física: relacionada com as características da anatomia humana, fisiologia, Antropometria e Biomecânica e as interações dessa ciências com a atividade ocupacional. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionado no trabalho a segurança e à saúde do trabalho.
Ergonomia Cognitiva: relacionada aos processos mentais, cognição, memória, raciocínio, resposta motora, e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, estresse ocupacional e nos efeitos de treinamento.
Ergonomia Organizacional: refere-se otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo suas estruturas organizacional, política e o processo de produção. Os focos de atenção dessa abordagem são incluídos o projeto de trabalho, a programação de trabalho em grupo, organização temporal do trabalho, projeto participativo, cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.
- O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
Com a evolução dos movimentos e o surgimento dos sindicatos de trabalhadores reivindicando melhorias de trabalho, as primeiras fabricas não tinha semelhança com a fabrica moderna. Nisso cresceram em número as demandas em ergonomia que buscavam resposta para o problemas relacionados às más condições de trabalho, à organização dos tempos de trabalho “ritmos e turnos”. A jornada de trabalho chegava a 16 horas diárias. A divisão exacerbada do trabalho que teve origem no final do século 19, com o movimento chamado Taylorismo, no auge entre os anos de 1960 e 1970.
Princípios do Taylorismo
Encontrar uma melhor maneira: o trabalho é governado por leis científicas. O primeiro passa para a obtenção de uma produção eficiente é descobrir essas leis, para realizar o trabalho da melhor maneira.
Pessoas certas para as tarefas: quando um trabalhador por iniciativa própria sugere ao patrão ideias que possam dar lucro à empresa. Assim, elas devem ser selecionadas “cientificamente” para executar determinadas tarefas.
Supervisão, recompensa e punição: supervisão era essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada.
Sistema de incentivos salariais: se o trabalhador produziu-se mais em menos tempos o salário chega a dobrar, com um sistema de incentivos por peças, eles utilizariam em benefícios próprio, recompensaria os operários que produzissem acima do nível esperado de produção.
- Descreva os principais pressupostos da Ergonomia utilizados como princípios básicos na sua prática.
Os pressupostos são um conjunto de fundamentos ou princípios básicos necessários para o entendimento de um determinado conceito. Assim, são
três os pressupostos que norteiam a ação em ergonomia: a interdisciplinaridade, análise de situações reais e o envolvimento dos sujeitos.
...