Educação Física Plano De Aula Para Deficiente Visual
Por: dayahh • 25/3/2024 • Trabalho acadêmico • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 114 Visualizações
EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE AULA PARA DEFICIENTE VISUAL
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Antonio Scussel
Série: 4º Ano Turma: 4A
Data: 26/07/13 Horário: 13:00 ás 17:00
Professor (a): Daiane Alves de Oliveira
- TEMA: Movimentos corporais
- OBJETIVOS:
Geral: Aperfeiçoar os movimentos corporais
Específicos:
- Identificar as partes do corpo com vários tipos de músicas relacionadas
- Usar passos simples de dança para que movimente o corpo de formas diferentes
- Incentivar o movimento através de jogos e brincadeiras
- Observar as diferentes formas de movimentar o seu corpo e do seu colega.
- CONTEÚDOS:
- Motricidade
- Raciocínio
- Equilíbrio
- Coordenação
- Agilidade
- Locomoção
- DESENVOLVIMENTO:
Neste dia apliquei um plano de aula adaptado para alunos com deficiência visual. Sabemos todos podem aprender e que é possível superar as nossas dificuldades, organizei momentos em que todos pudessem participar utilizando suas competências e habilidades.
5.1 – Parte Inicial:
- Aquecimento: Música “Põe a mão na boca, na cabeça, na orelha no dedão do pé, da uma rodadinha três pulinhos e um abraço no seu vizinho”.
- Brincadeira de vivo e morto – o professor estará como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores.
Quando o líder disser: "Morto!", todos irão agachar. Quando o líder disser: "Vivo!", todos ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante.
- Brincadeira Elefante voa – os alunos em círculo o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e irão fazer gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.
5.2 – Parte Principal:
- Cabeça Ombro Joelho e Pé
Cante a música e faça você mesmo depois pergunte às crianças se alguém já conhecia essa brincadeira e convide-os a brincar. Coloque a música em um CD e comece a cantar e fazer os movimentos no ritmo da música. Repita quantas vezes achar necessário para que todos consigam coordenar os movimentos com a canção.
Espelho: Agora a aula segue com a exploração dos movimentos corporais, porém os movimentos serão determinados pelas crianças. Uma das crianças devera fazer os movimentos à frente dos colegas para que todos possam repetir em voz alta e fazer esses movimentos como se fosse à imagem do colega no espelho. Em seguida, troque as crianças e assim deixando que todos experimentem a posição de ator e espelho. Coordene esse momento para que explorem tanto movimentos mais expansivos quanto movimentos mais delicados e minuciosos.
Floresta dos bichos: Peça que todos se deitem no chão. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
Dançando com panos: Coloque uma música e distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem o local onde estão manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem o local com os tecidos, como se fossem pincéis. O local todo tem que ficar pintado o chão, as paredes, o teto.
Sempre ao som da música, peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo: com a cabeça, com a barriga, com o braço, com o cotovelo, com os pés, com as costas, com o bumbum, com as palmas das mãos etc.
...