Esporte de lutas
Por: Wumbo • 10/5/2017 • Projeto de pesquisa • 304 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
RAFAEL BONFIM DE OLIVEIRA 1165672
Educação Física Bacharelado
Esporte de Lutas - ADAPT
Gustavo Henrique de Andrade
Centro Universitário Claretiano
SÃO PAULO
2015
QUESTÕES
1) Qual a diferença entre lutas e esporte de lutas?
2) Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente?
3) Qual é a origem do termo “arte marcial”?
4) Qual o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1º a.C.?
RESPOSTAS
1) A luta pode ser definida com a ação de dois indivíduos desarmados se enfrentando em qualquer combate corpo a corpo, batalha, guerra, oposição firme ou violenta, esforço para superar, para vencer obstáculos ou dificuldades. Já o esporte de lutas, seria a agregação da luta com um caráter de esporte com regras e com o objetivo de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição, desporte, desporto.
2) Segundo (BREDA; GALATTI; SCAGLIA; PAES, 2010), as lutas surgiram da necessidade de defesa pessoal e/ou de territórios e com o passar dos anos, foram sendo associadas a manifestações sociais, tais como: utilização em rituais (principalmente entre os indígenas), na preparação de exércitos para guerras (no Oriente e na Grécia Antiga), como um jogo e um exercício físico (na Europa).
3) Segundo (CORREIA; FRANCHINI, 2010), “arte marcial” é denominada mediante o uso de técnicas de guerra derivadas das lutas em seu contexto de guerra, e no sentido literal da palavra arte marcial (de Marte, deus romano da guerra; de arte, pelo destaque à dimensão ética e estética e sua demanda expressiva, inventiva, imaginária, lúdica e criativa).
4) Segundo (TZU, 2012, p. 9), seu princípio mais importante diz que: "[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores”.
...