Estudo em lazer e jogos plano de aula
Por: PORTALDOSIPES • 16/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 551 Palavras (3 Páginas) • 791 Visualizações
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
Disciplina: ESTUDOS EM LAZER E JOGOS | Tarefa: ATIVIDADE DO CICLO 3 | |
Nome: KATIA PIRES FEITOSA CAMARGO | RA: 1130211 | Turma: DGEFL1302RVDAOS |
Parecer do Tutor: RAQUEL DAFFRE |
N° de participantes: até 40 alunos
Quem pratica: ambos os sexos de idade de 12 anos a 14 anos
Material utilizado: bola de rendebol, folha A4, caneta, som
Duração da aula: 50 minutos
Local: uma quadra esportiva
Trabalho conceitual: fazer uma breve reflexão sobre os nomes dados a este jogo em outros estados no nosso país. Discutir como a cultura de um estado pode modificar tanto, para isto o professor poderá pedir alguns dias antes para que já traga, estas informações prontas, como uma breve pesquisa na internet eles já terão estas informações, daí basta o professor fazer uma breve discussão antes da pratica, (cerca de 10 minutos).
Trabalho procedimental: praticar este jogo em suas regras já existentes e buscar novas soluções de práticas para pessoas com deficiências mesmo que na sala de aula não haja ninguém com deficiência fazer um breve demonstração usando alguém como exemplo de mentirinha ( cego- surdo- mudo- deficiência física ou mental ) mas não deixando de trabalhar com a forca, agilidade , arremesso e salto mesmo para as crianças com deficiências, os alunos poderão trazer suas propostas para tal adaptação, após alguns minutos da pratica com regras já existentes ( 20 minutos) o professor poderá fazer tal experiência, usando mais 15 minutos.
Trabalho atitudinal: fazer com os alunos façam se perguntem se o trabalho de cooperação e competição podem andar juntos? Fazer com os alunos descreva em palavras as vantagens e desvantagem de cooperar e ser competitivo, com os resultados das anotações verificar os alunos com mais espirito competitivo e os que trabalham em equipe, dando aos alunos a chance de vivenciar atitudes do mercado de trabalho e colocar estes alunos como agentes críticos capazes de fazer escolhas e tomadas de decisões. Utilizar os 5 minutos restantes da aula, dando aos alunos alguns minutos de reflexão e descanso para que seus batimentos cardíacos voltem ao normal.
Queimada Maluca
Em um espaço amplo as crianças de ambos os sexos deverão se espalhar livremente, o professor no centro do espaço deverá jogar a bola para o alto e qualquer aluno poderá pegar a bola, momento que uma criança pegar a bola todos deverão ficar parados, para isto e preciso colocar uma música de fundo para que no momento em que a bola for pega a música pare e indique que todos deverão estatuas, e este aluno com a bola poderá dar 3 passos para qualquer direção e tentar queimar a criança mais próxima , a bola deverá ser arremessada em direção ao corpo da criança para que seja tocada com a bola, caso seja queimado este aluno em questão devera sentar no chão onde está e perguntar ao seu arremessador o que quer que aconteça com ele que está salvo ou morto, ambos tanto quem salvou, morreu , foi salvo, ou queimou devera anotar suas escolhas e fatos, o professor poderá ficar por conta destas anotações, para que no final seja avaliado as dimensões atitudinal. A opção salvou dá a chance de a pessoas voltar ao jogar e passar a bola a outra pessoa que já havia sido queimada dando a chance de retornar ao jogo também, salvando assim 2 pessoas para o jogo novamente.
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