TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

TUANNY DO NASCIMENTO SILVA

R.A. 8088479

 PORTFÓLIO 2

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE

VITÓRIA

MAIO/2019

Atividade no Portfólio Objetivo

 Compreender os conteúdos estudados. Os materiais indicados para leitura tratam sobre o tema do "modelo biomédico", perpassando as críticas a certa concepção e abordagem da doença, as fundamentações teóricas que deram origem à crítica e a emergência de medicinas alternativas ao modelo que fazem parte do cenário contemporâneos mais diversos das práticas e dos saberes médicos. Baseado na leitura dos textos, responda às seguintes questões:

  1. Quais são as limitações do modelo biomédico ?

O modelo biomédico podem ser elencados como fatores fundamentais para tal: o saneamento básico, a melhoria da nutrição, a criação de sistema de esgotos e higiene, a redução das taxas de mortalidade natal e infantil, a melhora na alimentação, a melhora nas condições de habitação e a invenção das vacinas e antibióticos.

Uma das evidências de tal afirmação é a proliferação de doenças crônicas no mundo contemporâneo. Em sua origem moderna, a Medicina veiculou um discurso de regeneração da sociedade em sua face social, ao mesmo tempo em que ganhou prestígio com suas descobertas empíricas. A fé na Medicina como panaceia era algo recorrente na virada para o século 20, mas encontrou certos limites no decorrer deles. No entanto, “o modelo biomédico de saúde define doença em termos objetivos e acredita que o corpo saudável pode ser restabelecido por meio de um tratamento médico cientificamente fundado.

  1. O que é o fenômeno da medicalização?

O fenômeno da medicalização trata-se de uma intensificação de busca por medicamentos, tornando a medicina em um negocio, principalmente por conta das indústrias farmacêuticas. O modelo biomédico de prestação de cuidados, qualquer que seja a natureza da organização em que são prestados, não estando esgotados, encontra-se particularmente vulnerável as restrições orçamentais, desde os anos setenta do século passado, em consequência da variação dos seus custos serem sistematicamente superiores as variações do PIB. Essa é uma razão para a crise do modelo biomédico. Porem o que melhor explica as limitações da sua eficácia são as alterações que se verificaram no padrão epidemiológico da doença a partir da segunda metade do século XX. O mundo é considerado como uma maquina e a semelhança desta, formado por um conjunto de peças. Deste modo, para o compreender, basta utilizar o mesmo método que se utiliza para perceber uma maquina isto é, desmonta-se e separam-se as peças.

Referencia bibliográfica

OLIVEIRA, M. A. C.; EGRY, E. Y. A historicidade das teorias interpretativas do processo saúde-doença. Rev.Esc.Enf.USP, v. 34, n. 1, p. 9-15, mar. 2000. Artigo cientifico Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2016. Ler todo o artigo BALIEIRO, F. F.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com