TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISICA Desenvolvimento

Seminário: FISICA Desenvolvimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1 – Introdução

2 ¬¬¬– Desenvolvimento

3 – Conclusão

4 – Bibliografia

Introdução

No mundo de hoje, com o fato da tecnologia avançando e o uso do computador se tornar cada vez mais intenso, problemas com a visão estão se tornando cada vez mais frequêntes na vida das pessoas.

Tentaremos informar as pessoas sobre as doenças na visão sendo as mais conhecidas e também, abordar e informar prevenções e tratamentos sobre as mesmas.

Falaremos sobre as divisões do olho e explicaremos as funções de cada parte do olho por dentro para que possam entender as doenças desde sua origem.

Desenvolvimento

Esquema de um Olho Humano Normal:

Iris : a Iris é um fino tecido muscular que tem no centro uma abertura circular ajustável é ela que ajusta o tamanho da pupila

Pupila: a pupila controla a entrada de luz: dilata- se em ambiente com pouca claridade e estreita-se quando a iluminação é maior.

Na região interna temos:

A conjuntiva, uma membrana transparente que reveste a parte de trás dos olhos e o interior das pálpebras.

Coróide, trata se da camada média do globo ocular, que nutre por uma rede de vasos sanguíneos a retina de oxigênio e outros nutrientes.

Corpo ciliar está localizado atrás da iris, é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação, ou seja pela mobilidade do cristalino.

Córnea, é o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da iris, junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho.

Cristalino, é nossa lente, é transparente e flexivel, localizada atrás da pupila, seu formato pode ser ajustado para focar objetos em diferentes distancias, num mecanismo chamado acomodação.

Retina recebe ondas de luz e converte- as em impulsos nervosos, que são transformados em percepções visuais.

Músculos ciliares: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal.

O funcionamento do olho

Quando o olho não apresenta nenhuma deficiência visual, a imagem dos objectos, próximos ou distantes, forma-se sobre a retina. 0 cristalino encurva-se em função das distâncias, a fim de reproduzir uma imagem nítida: é o chamado poder de acomodação. A acomodação funciona desde uma distância de uma dezena de centímetros até ao infinito. Quando a imagem não se forma sobre a retina, a visão é desfocada.

Defeitos da Visão

Miopia

Hipermetropia

Astigmatismo

Presbiopia

Estrabismo

Conjuntivite

Terçol (hordéolo)

Pterígeo

Olho seco

Catarata

Glaucoma

Tracoma

Ambliopia

Estrabismo (olho desviado)

Ceratocone

Daltonismo

Descolamento da Retina

Miopia:

É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular.

Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes. A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece de, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Esta imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.

À Esquerda esquema do olho míope. À direita visão do míope.

Hipermetropia

A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular.

Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.

A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.

À esquerda esquema do olho do Hipermétrope. À direita a visão do hipermétrope

Astigmatismo

Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico.

A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.

Visão com astigmatismo

Presbiopia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com