FUTEBOL - PRÁTICAS DE DOMINIO DE BOLA
Por: Jean Lucas Rosa • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 582 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DO SUDOESTE MINEIRO - FESP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FUTEBOL
PRÁTICAS DE DOMINIO DE BOLA
GUILHERME MORAIS GONÇALVES
JEAN LUCAS ROSA
LUCAS DE OLIVEIRA SILVA
PASSOS - MG
2014
DOMÍNIO DE BOLA
No futebol, o domínio é entendido como a capacidade de recepcionar a bola. O atleta deve amortecer a recepção da bola, de uma maneira em que ela permaneça perto de seu corpo e sob seu controle, evitando que o adversário tome posse da mesma.
O domínio pode ser feito com partes diferentes do corpo, como o pé, coxas, peito e cabeça. Neste fundamento, o corpo deve ficar preparado para receber a bola, geralmente voltado de frente para a bola, que poderá vir de diversas formas, baixa, média ou alta.
“...cotidianamente, o domínio de bola é entendido como recepção. Entretanto, consideramos que o domínio ou controle da bola expressam um nível de referencia quanto ao “desenvolvimento” das capacidades coordenativas de condução e adaptação do movimento, sendo que o domínio pode manifestar-se com mais evidencia na técnicas de condução, recepção e drible.” (Souza).
ATIVIDADES PRÁTICAS DE DOMÍNIO DE BOLA
Para se ter um bom domínio da bola, é necessário fazer um trabalho muito insistente e variado com o atleta, colocando-o em situações variadas, para que ele consiga executar o domínio de bola tranquilamente em uma situação real de jogo.
A seguir, destacaremos quatro exercícios para o trabalho de domínio de bola.
1. Devolução num toque e amortecido
1 - Fazer 2 grupos de jogadores. Um grupo tem cada um uma bola e formam um círculo de um diâmetro cerca de 15 metros. O outro grupo, sem bola, encontra-se dentro do círculo.
2 - Os membros do grupo sem bola andam e solicitam a bola junto dos que estão de posse da mesma. Efetuam o encadeamento técnico pedido pelo treinador.
3 - Trabalhar os 2 pés. Para as bolas aéreas, lança-se a bola à mão. Alterar os papéis todos os 2 grupos.
Encadeamentos técnicos:
- devolução num toque (com bola no solo)
- entregue num toque com bola aérea (voar, cabeça)
- controlo peito + reposição do pé
- etc.
2. Recepção com bola (peito)
1 - Posicionamento do corpo de maneira favorável a recepção, com a parte do corpo a realizar o contato voltado para a bola;
2 - Ao aproximar-se da bola, amortecê-la, tentando inicialmente, diminuir a sua velocidade;
3 - Manter a bola próxima ao corpo, favorecendo assim, o seu domínio.
Encadeamentos técnicos:
-recepção frontal ao parceiro.
-amortecer no peito
-reduzir a velocidade da bola
-devolução com os pés
3. Recepção em movimento
1 – Duas pessoas se posicionam frente e a frente, numa distancia de aproximadamente 30 metros. O que está de posse da bola lança-a com as mãos para o outro, que realizará o domínio da bola e realizará um passe para que o primeiro realize também o domínio da bola.
...