GINÁSTICA E ESCOLA – RELAÇÃO HITÓRICA NO BRASIL
Por: Wellington Laender Moura • 27/4/2017 • Abstract • 845 Palavras (4 Páginas) • 459 Visualizações
Disciplina: Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas. | Tarefa: Atividade Portfólio 6ª semana. | |
Nome: Wellington Laender de Moura | RA:8033711 | Turma DGEFL1701UBRA0O |
Parecer do Tutor: |
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
EDUCAÇÃO FÍSICA
WELLINGTON LAENDER DE MOURA
GINÁSTICA E ESCOLA – RELAÇÃO HITÓRICA NO BRASIL
UBERABA
21/04/2014
“O exercício tanto torna o homem saudável como sábio e justo (...) quanto maior sua atividade física, maior sua aprendizagem”.
Jean Jacques Rousseau.
Segundo Toledo; Desiderio (2013, p.16): “Os exercícios físicos fazem parte e confundem-se com a história do homem. Sobe considerações gerais, a prática do exercício físico tem origem na pré-história, assume um papel fundamental na Antiguidade, é excluída da vida do homem na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e somente foi sistematizada, através das diferentes escolas de ginástica nos primórdios da Idade Contemporânea”.
No século XIX, na Europa, eram comuns manifestações lúdicas em festas populares, baseadas em atividades circenses e situadas nos limites da marginalidade, esses eventos exerciam atração pelos populares, gerando preocupação no Estado “desse modo, como reação a tais acontecimentos, surge o Movimento Ginástico Europeu, um processo de sistematização da Ginástica, com o intuito de moralizar os indivíduos e a sociedade” (DODÔ Aline; REIS Lorena. Revista Digital. Em http://www.efdeportes.com/efd190/seculo-xix-e-o-movimento-ginastico-europeu.htm. Acesso em 22 abril 2017.)
Com o surgimento do Movimento Ginástico Europeu, podemos destacar três escolas que influenciaram e ainda influenciam a ginástica brasileira, são elas :
- Método Alemão: Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852) foi o maior responsável pela disseminação do método, que tinha o caráter militarista e patriótico, teve seu trabalho espalhado pelo mundo devido ao bloqueio ginástico ocorrido na Alemanha de 1820 a 1842, no Brasil chegou com os imigrantes alemães em 1860, seu principal objetivo era defesa da pátria, usava bases cientificas.
- Método Sueco: Idealizada por Perh Henrik Ling (1776–1839) tinha a finalidade de tratar a saúde, problemas posturais e vícios do povo sueco. Dividia-se em aquecimento, parte fundamental e relaxamento, sem auxilio de aparelhos. Em 1808 criou-se um regulamento determinando que as escolas tivessem locais próprios à prática de exercícios como, saltos, acrobacias natação. O método foi defendido por Rui Barbosa nas escolas brasileiras.
Segundo Toledo; Desiderio (2013, p.16): “A ginástica Sueca era dividida em 4 partes:
- Ginástica pedagógica ou educativa: para atender a todas as pessoas. Desenvolver o indivíduo normal e harmoniosamente. Saúde, vícios, enfermidades, postura.
- Ginástica militar: preparar o guerreiro/soldado. Tiro, esgrima.
- Ginástica médica e ortopédica: curar certas enfermidades.
- Ginástica estética: beleza e graça ao corpo”.
- Método Francês: Iniciou-se na primeira metade do século 19. Seu método tinha como objetivo o desenvolvimento das qualidades físicas, aumento da energia e exaltação das qualidades morais. O método foi baseado nas ideias dos Alemães Jahn e Guts Muths (TOLEDO; DESIDERIO, 2013).
Segundo Dodô e Reis, este método “Objetivava formar o homem ‘completo e universal’, sem desvincular-se do utilitarismo, tão abordado pela ginástica científica, buscando o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade e resistência (SOARES, 2004)”. Revista Digital. Em http://www.efdeportes.com/efd190/seculo-xix-e-o-movimento-ginastico-europeu.htm. Acesso em 22 abril 2017.)
Verificamos assim, que esses métodos possuem similaridades no intuito de promover a saúde, formação de pessoas para defesa da pátria e servir a indústria, bem como desenvolver a moral (TOLEDO; DESIDERIO, 2013).
...